Operação combate boi pirata, invasões e pesca ilegal no Parque Nacional Ilha Grande

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 06/04/2010
O Parque Nacional (Parna) Ilha Grande, localizado no Paraná, acaba de encerrar a Operação Ilha Grande com três focos de fiscalização: pontos com gado, construções/ reformas e pesca e caça no interior do Parna. Toda a equipe da unidade participou das ações.

Iniciada no dia 27/03 e encerrada nesta terça (30/03), a operação contou ainda com o apoio da equipe da Área de Preservação Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e das APAs Municipais de Altônia e São Jorge do Patrocínio. No total, foram mobilizados 43 homens e 15 veículos e 4 embarcações.

A programação incluiu ações diurnas e noturnas e a Coordenação da Operação optou por solicitar um forte efetivo de segurança à Polícia Federal e Força Nacional, pois o Parna localiza-se em região de fronteira com o Paraguai e é utilizado na rota do contrabando e tráfico de drogas e armas. As Equipes de terra montaram quatro barreiras nos portos que dão acesso às ilhas do parque, enquanto as equipes de água circundaram um total de 450 quilômetros.

Com relação aos pontos de gado, foram localizados os três criadores, ficando determinado o comparecimento deles nos dias 5 e 6 de abril na sede do Parque Nacional de Ilha Grande, para agendamento da retirada do gado.

A equipe vistoriou todas as ilhas do parque onde existem construções e os locais onde havia denúncias de novas invasões. Não foi encontrada nenhuma irregularidade. A fiscalização aproveitou o contato e reiterou aos ilhéus a impossibilidade de qualquer ampliação ou nova construção e, consequentemente, autorização para obras de manutenção nas residências.

Na área de caça e pesca, foram aplicados dez autos de infração como pescar espécimes com tamanho inferiores aos permitidos ou mediante a utilização de petrechos proibidos, no valor total de R$ 20 mil. Foram apreendidos 350 metros de redes de malha, 9 varas de pescar, 18 anzóis de galho, uma corda de 30 metros contendo10 anzóis. Foram apreendidos também aproximadamente 40 quilos de peixes, nas espécies dourado, pintado, pacu, piau, piracanjuba. Os fiscais conduziram cinco infratores até a Delegacia da Polícia Federal local.

Em todas as abordagens aos pescadores amadores e profissionais, que se encontravam em grande número em atividade pela proximidade da Semana Santa, foram passadas informações sobre carteira de pesca profissional, amadora e de aposentados, quantidade de pescado permitida (amadores), tamanho por espécie, locais permitidos e proibidos de pesca.

Com a operação, a equipe do parque mostrou à comunidade lindeira e freqüentadores do parque vindos de outros municípios a presença ostensiva da administração e de seus parceiros federais (Polícia Federal, Força Nacional e Ibama) na proteção da Unidade de Conservação e entorno.

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=58707
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.