Operação combate extração ilegal de palmito juçara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/09/2013
Na quarta-feira (18), fiscais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira e dos Parques Nacionais (Parna) do Itatiaia e da Serra da Bocaina participaram de operação de fiscalização. A ação foi da delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em estabelecimentos suspeitos de beneficiamento e comercialização de palmito juçara, produto extraído da palmeira Euterpe edulis, espécie ameaçada de extinção.

O inquérito indicou que os estabelecimentos visitados "legalizavam" o palmito juçara extraído das unidades de conservação federais, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da compra de pequenas quantidades de palmito juçara extraídos legalmente, além do uso de rótulos de diversas empresas, verdadeiras e fictícias, como também de outras espécies de palmeiras cultivadas.

Além da apreensão de documentos fiscais, rótulos e vidros com palmito, prontos para comercialização, foram encontradas oito armas de fogo nos locais visitados, com destaque para duas escopetas calibre 12, uma espingarda calibre 20, uma espingarda de repetição calibre 38, um revolver calibre 38 e uma pistola .380.

A espécie de palmeira Euterpe edulis é considerada uma espécie-chave para manutenção da saúde da Mata Atlântica, produzindo grande quantidade de frutos durante praticamente todo o ano, os quais são consumidos por várias espécies de aves e mamíferos, importantes dispersores de sementes na floresta. Atualmente, na região do Vale do Paraíba, que compreende os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, apenas poucas áreas no interior e entorno do Parque Nacional do Itatiaia e da APA Serra da Mantiqueira abrigam populações significativas da espécie, já que para a extração do palmito a palmeira tem que ser morta.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4321-operacao-combate-extracao-ilegal-de-palmito-jucara.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.