Operação contra crime ambiental prende dono de chalé em Angra, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/07/2013
Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (12), em uma operação para identificar ocupações irregulares, captação indevida de água e áreas de risco no Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Angra dos Reis (RJ). A ação foi realizada por representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Defesa Civil da cidade.

De acordo com o chefe do parque e representante do ICMBio, Francisco Livino, o suspeito foi preso em flagrante construindo um chalé em uma área de preservação. A Polícia Federal foi acionada e ele foi encaminhado à delegacia.

Ainda segundo Francisco, foram identificadas outras nove ocupações irregulares no sítio Serenga, localidade próxima à Vila Histórica de Mambucaba. Porém, nem todos os proprietários serão punidos.

"Se a ocupação for anterior à década de 1970, o governo deverá indenizar [o dono], uma vez que o parque foi implementado após essa data. Nós vamos tentar uma parceria com o governo para que essa pessoa tenha algum benefício. Mas se as ocupações forem recentes, de veraneios, uma ação judicial será aberta", explicou Franciso.

A ação, que não tem data definida para terminar, vai continuar coibindo crimes ambientais na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Sobre o Parque

O Parque Nacional da Serra da Bocaina possui 104 mil hectares e está localizada na Serra do Mar, na divisa entre os estados Rio de Janeiro e São Paulo. A Trilha do Ouro e a Pedra do Frade são os principais pontos turísticos do parque, que abrange as cidades de Angra dos Reis, Paraty (RJ), São José do Barreiro (SP), Areias (SP) e Ubatuba (SP).



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/07/operacao-contra-crime-ambiental-prende-dono-de-chale-em-angra-rj.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.