Operação Desmanche põe abaixo construções ilegais no interior da Flona Bom Futuro

http://www.icmbio.gov.br - 16/03/2011
Fiscais da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, em Rondônia, acabam de realizar a "Operação Desmanche", que demoliu casas e barracos construídos irregularmente no interior da unidade. Os locais estavam abandonados, mas serviam como ponto de apoio para a prática de ilícitos ambientais e poderiam ser reocupados.

A operação, realizada entre 10 e 12 de março, teve o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia. Durante os trabalhos, foram demolidas 26 das 33 casas e barracos que haviam sido identificadas como abandonados durante o planejamento. Duas casas foram mantidas devido à presença de moradores e em outras cinco os fiscais não tiveram acesso por causa das chuvas.

Dentro dos barracos e casas foram encontrados ferramentas e equipamentos destinados a práticas agrícolas e caça. Entre os materiais apreendidos havia frascos de defensivos agrícolas para formação de lavouras, plantadeiras, arames para construção de cercas, materiais de construção, motosserras e arma para caça.

A demolição das casas, somada à retirada dos rebanhos, representa um passo significativo na consolidação da gestão da unidade, solucionando grande parte dos problemas mais graves referentes a invasões.

De acordo com o chefe substituo da unidade, Wilhan Rocha Cândido Assunção, o último passo para solucionar os problemas históricos de ocupação irregular na unidade seria a retirada dos invasores que residem dentro da UC.

"Este é um problema que já está sendo negociado com o Governo do Estado de Rondônia, por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com prazo máximo de oito meses para realocação dos invasores", disse Willhan.

A urgência na demolição das construções é necessária como forma de se antecipar a ações de invasores que não serão beneficiados pelo TAC, por não possuírem perfil para serem assentados. "Há informações que esses invasores estão se reunindo com objetivo de tumultuar e dificultar a assinatura do TAC por parte dos que seriam beneficiados", afirmou Wilhan.

Segundo ele, são esses invasores, donos de posses e não residentes na área, que financiaram as mobilizações e protestos pela redução dos limites da Flona. "Dessa forma, é totalmente possível que financiem a ocupação massiva da unidade nos pontos com edificações existentes, usando os outros para reivindicar a posse da terra e realocação futura", concluiu Wilhan.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-desmanche-poe-abaixo-construcoes-ilegais-no-interior-da-flona-bom-futuro
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.