Operação em lagoas da Estação Ecológica do Taim coíbe pesca ilegal

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 22/07/2008
Em continuidade às ações de proteção na Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, equipe de fiscais promoveu operação, no período de 15 a 17 de julho, na região da Lagoa Mangueira - sub-sistema sul do sistema hidrológico do Taim. Ao todo foram apreendidos 73 redes de pesca, que juntas somam 3.600 metros; uma embarcação irregular. A operação resultou na emissão de duas notificações aos infratores.

Participaram da operação 14 servidores do Instituto Chico Mendes e da Marinha. O chefe da reserva Amauri de Sena Motta avalia como positiva a ação. "Trará a certeza da sustentabilidade da pesca na região e organizará o fluxo de pessoas que atuam no setor, com atendimento das normas ambientais e de tráfego aquático", explica Motta.

A operação contou com o apoio do helicóptero da Marinha, parceira na ação, que sobrevoou pontais da Lagoa passando as irregularidades para fiscais nas três lanchas que vistoriavam os locais. Também foi realizada a abordagem nos portos de desembarque localizados na margem oeste da lagoa, com três lanchas. Dois veículos com tração nas quatro rodas foram usados nas abordagens por terra.

A ação faz parte de uma programação anual com a Marinha do Brasil cujo objetivo é orientar os usuários dos meios de transporte aquáticos sobre o tráfego nas lagoas Mangueira, Mirim, Flores e Caiuba incluindo os banhados marginais das mesmas - que integram a área da Estação Ecológica do Taim.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.