Operação flagra construções irregulares em APA de Maceió

G1 - http://g1.globo.com/ - 08/04/2016
Crime ambiental foi achado em Área de Proteção Ambiental na Pescaria.
Um barraco que havia sido erguido no local foi demolido.


Uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), o Batalhão de Polícia Ambiental e outros órgãos municipais e estaduais, nesta sexta-feira (8), flagrou construções irregulares em uma Área de Preservação Ambiental (APA) pertencente a Costa dos Corais, na Pescaria, em Maceió. Um barraco foi demolido.

A ação foi deflagrada depois de denúncias de que haviam sido erguidas construções irregulares em um loteamento na área. A SEMPMA informou que, há cerca de dois meses, os fiscais do órgão já havia constatado a irregularidade, notificado proprietários, mas nada foi resolvido.

"Além de descumprir a determinação, percebemos que a construção aumentou. Nos informaram que existe um proprietário que vende os lotes, mas ele não foi encontrado", explicou o secretário de Meio Ambiente, Antônio Moura.
Além do desmatamento da área, a fiscalização descobriu que foi construído um canal para desviar o fluxo de água. "Não pode haver construção em uma área de proteção. Estamos procurando o responsável para aplicação de multa. Neste caso, também cabe uma ação penal por crime ambiental", disse o secretário. O barraco demolido era um ponto comercial. Moura disse que existem outras construções no local, mas por terem pessoas morando, elas não foram demolidas. "Vamos enviar o caso para o ministério Público Estadual para analisar como as famílias deixarão o local", falou. Os órgãos ambientais disseram que ainda não tem a estimativa da área que foi afetada.


http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2016/04/operacao-flagra-construcoes-irregulares-em-apa-de-maceio.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.