Operação Jangada apreende toras em Manacapuru/AM

Ibama - www.ibama.gov.br - 20/04/2009
A Superintendência do Ibama no estado do Amazonas realizou na quinta-feira (16) a apreensão de cerca de 600 metros cúbicos de madeira em tora, o que equivale ao carregamento de aproximadamente 35 caminhões. Segundo o levantamento realizado pelos agentes de fiscalização, a madeira estava sendo extraída da região da Reserva Biológica do Abufari e foi conduzida pelos rios Purus e Solimões até o município de Manacapuru onde possivelmente seria processada e vendida para a indústria moveleira e da construção civil, abastecendo o mercado local.

A madeira havia sido transportada em jangadas, método muito empregado na região, que consiste em amarrar as toras uma às outras de modo que as menos densas ajudem as mais densas a flutuar na água formando a jangada. Depois ela é engatada a um barco que a conduz até o destino.

Na época da cheia é comum o transporte de madeira por jangadas, no período da vazante costuma-se cortar as árvores e esperar até a cheia dos rios para retirada mais fácil das toras. Por isso, essa prática está sendo intensamente monitorada pelo órgão nos últimos meses na Operação Jangada. Entre as espécies apreendidas estavam jacareúba, arapari, macacarecuia, cujo valor de mercado varia entre 200 e 600 reais o metro cúbico.

Os infratores fugiram do local e as toras foram apreendidas por não possuírem Documento de Origem Florestal-DOF. A Superintendência do Ibama no Amazonas trabalha para doar todo esse material para Secretaria Municipal de Defesa Civil de Manaus, para que seja empregada na construção de casas para as vítimas da enchente que assola milhares de pessoas na capital e no interior do estado.

A exploração de madeira deve ser realizada apenas de forma legal, por meio de Plano de Manejo Florestal Sustentável, aprovado pelo órgão ambiental competente. Essa forma de extração segue princípios que visam reduzir os impactos sobre a biodiversidade ou a destruição da floresta, orientando quanto às árvores que podem ser cortadas e a respectiva quantidade, entre outros critérios.

Para controlar o transporte da madeira foi criado DOF, que em conjunto com a nota fiscal possibilita o controle do processo de exploração, compra e venda de produtos florestais, por meio de um sistema informatizado. Todo cidadão pode contribuir para a preservação da Floresta Amazônica ao exigir o DOF na compra de produtos florestais e denunciando irregularidades.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.