Operação Maxacá apreende 110 mil peças de madeira serrada na Ilha do Marajó

Ibama - www.ibama.gov.br - 13/07/2009
Fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam nos primeiros dias de julho, mais de 110 mil peças de madeira serrada para confecção de cabos de vassouras, na Ilha do Marajó. Essas unidades correspondem a cerca de 85 metros cúbicos de madeira, do total de 624 metros cúbicos (390 em tora e 234 serrada) apreendidos nos municípios de Breves, Melgaço, Porto de Moz e na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no Pará.

Com parceira da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a equipe também apreendeu quatro barcos, quinze serras circulares, dois motores elétricos e uma motosserra, utilizados nos crimes ambientais. Além disso, oito serrarias foram vistoriadas, das quais uma foi embargada. As multas aplicadas totalizam até agora, mais de R$ 173,4 mil.

De acordo com o Chefe da Fiscalização do Ibama no Pará, Alessandro Queiroz, a operação Macaxá tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pela Ínsula, no mês passado, no combate ao desmatamento, comércio e transporte de madeira em portos clandestinos no Marajó. "Nossa equipe voltou à Ilha, no último dia 30, com o intuito de dar prosseguimento às fiscalizações nesta área que, frequentemente, é alvo de extrações de madeira e palmito em grande escala, além do transporte irregular destes produtos", afirma Queiroz.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.