Operação na RESEX do Lago do Cuniã apreende embarcações e petrechos de pesca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 11/10/2011
Equipe de agentes de fiscalização da Gestão Integrada Cuniã-Jacundá realizou, entre os dias 16 a 30 de setembro, duas operações de fiscalização e monitoramento denominadas "Pirarucu da Noite" e "Pirarucu III" na Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Cuniã, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada em Rondônia. O saldo final foi o cadastramento de 25 motos e um carro, além da apreensão de petrechos de pesca, duas embarcações e sete malhadeiras.

O objetivo foi coibir a prática de ilícitos tais como a entrada de pessoas não autorizadas, a caça e a pesca ilegais, bem como o uso de petrechos de pesca proibidos, em continuidade à ação que vem sendo planejada e executada desde o ano passado.

A operação serviu, ainda, para cadastrar e orientar as pessoas quanto às normas relacionadas ao uso de serviços de mototaxistas, que prestam serviços aos moradores pelo ramal do pescado, assim como orientações sobre o lixo.

Resex
Os comunitários da Resex do Lago Cuniã/RO trabalham, dentre outras atividades, na produção de farinha, açaí e castanha-do-brasil, além do manejo de espécies de peixe como o pirarucu. Recentemente vem sendo desenvolvido um projeto, em vias de implementação, para o manejo do jacaré-açu. O foco do projeto será o abate, de forma sustentável, para comercialização da carne e do couro. A população tradicional está organizada na forma da Associação de Moradores do Cuniã (ASMOCUN).

Nas unidades de conservação federais do grupo Uso Sustentável que possuem populações tradicionais em seu interior, como as Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, é permitido o uso sustentável dos recursos naturais pelas comunidades. Tratam-se de atividades que se constituem em fontes alternativas de renda, trabalhadas dentro de preceitos sustentáveis e envolvendo a gestão participativa dessas populações.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1952-operacao-na-resex-do-lago-do-cunia-apreende-embarcacoes-e-petrechos-de-pesca
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago do Cuniã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.