Operação prende cinco caçadores no entorno do Parque Nacional do Descobrimento

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 26/01/2011
Uma operação de fiscalização realizada domingo (24) pela equipe do Parque Nacional do Descobrimento, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes na Bahia, em parceria com a Companhia Especializada da Mata Atlântica (Caema), Polícia Militar da Bahia terminou com a prisão de cinco caçadores por porte ilegal de armas. Com eles foram encontradas cinco armas de fogo do tipo "trabuco" ou "canhão" carregadas, prontas para a caça de animais silvestres na região.

O flagrante aconteceu por volta das 22h na chamada "estrada do Bronzon", que dá acesso aos assentamentos Guaíra e Riacho das Ostras, no entorno do parque, em Prado. Ao realizarem a abordagem do veículo Fiat uno branco, placa policial JOI 3649, foram encontradas as armas e outros petrechos típicos de caça, como facões, lanternas, lonas e até uma coleira de cachorro.

Apesar de não ter sido constatado o flagrante de crime ambiental, pois não foram encontrados animais mortos, os indivíduos que retornavam da mata - todos residentes em Itamaraju/BA - foram conduzidos à Delegacia de Prado onde permanecem presos a disposição da delegada, para responderem pelo crime de porte ilegal de armas.

Ainda no domingo, as equipes flagraram na região de difícil acesso conhecida como "Jegue Preto" em Prado, a produção irregular de carvão de madeiras nativas da Mata Atlântica. Foi encontrado um forno de porte grande que estava sendo abastecido para uma nova fornada.

No local, além da destruição do forno, foram apreendidos 126 sacos de carvão de madeira nativa, prontos para abastecerem os mercadinhos de Prado, diversas ferramentas usadas na produção, embalagens para acondicionamento do produto, madeiras e cerca de dois metros cúbicos de carvão que estavam à espera de embalagem. No momento da ação, não foram encontrados os responsáveis pelo crime ambiental, porém novas diligências serão realizadas para identificação dos infratores.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-prende-cinco-cacadores-no-entorno-do-parque-nacional-do-descobrimento
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.