Operação protege áreas de desova de tartarugas marinhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/10/2012
A Reserva Biológica (Rebio) Santa Isabel, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no litoral de Sergipe, acaba de divulgar o balanço da Operação 12 de Outubro, que teve o objetivo de coibir atividades ilegais no interior e entorno da reserva durante o feriadão do último fim de semana.

Os fiscais ficaram atentos, principalmente, ao tráfego de veículos nos locais de desova das tartarugas marinhas durante o período reprodutivo. Apesar da sinalização nos acessos da Rebio, onde foram colocadas placas e faixas de alerta, 13 infratores, que estavam circulando de carro ou motocicleta pela praia, foram autuados e tiveram os veículos apreendidos. Um suspeito de receptação de moto roubada foi detido e levado para a delegacia.

A Rebio é o maior sítio reprodutivo da tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea) do Brasil. No local, ocorre ainda desova das espécies cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata) e, em menor número, da tartaruga verde (Chelonia mydas). O tráfego de veículos automotores em área de desova de tartarugas modifica o ambiente, compacta os ninhos, causa o atropelamento de filhotes e afungenta as fêmeas durante a desova.

Além dos agentes da própria reserva, a operação contou com fiscais de outras unidades de conservação do ICMBio no Nordeste - Rebio Guaribas (PB), Estação Ecológica Raso da Catarina (BA) e Floresta Nacional Nísia Floresta (RN) - e ainda com a participação do Ibama e da Polícia Federal de Sergipe.

Presença do governo

Segundo o chefe da Rebio Santa Isabel, José Tadeu de Oliveira, com a operação, houve sensível redução do trânsito de veículos na praia. A operação serviu, também, para reforçar a presença do governo na região. Por isso, ainda segundo Oliveira, ações como essa deverão se repetir, especialmente em feriados prolongados, quando há um grande fluxo de turistas na região.

O fiscal José Tiago Almeida dos Santos disse que, pelo que foi observado no contato com as pessoas, há a necessidade de se ampliar a fiscalização para outros tipos de ilícitos, como caça em áreas de restinga, degradação de manguezais e pesca irregular. Segundo ele, a partir dessa constatação, os gestores da reserva devem discutir a realização de operações com maior duração, que possam abranger todas as necessidades de fiscalização.

A reserva

Com 2.776 hectares, a Rebio Santa Isabel fica no Leste de Sergipe, no município de Paracatuba, a 116 quilômetros da capital do estado, Aracaju. Além de ser sítio de reprodução de tartarugas marinhas, a reserva protege um ecossistema composto de dunas (fixas e móveis), manguezais e lagoas. A visitação é aberta para pesquisa e educação ambiental. O Projeto Tamar, que também pertence ao ICMBio e tem uma base na região, promove passeios de barco pelo estuário do Rio Japaratuba para observação da flora e fauna locais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3414-operacao-protege-areas-de-desova-de-tartarugas-marinhas.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Santa Isabel
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.