Operação suçuarana coíbe caça no Raso da Catarina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 11/10/2012
A Estação Ecológica (Esec) Raso da Catarina, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Bahia, promoveu a Operação Suçuarana. A ação, que teve o objetivo de coibir caça e tráfico de animais silvestres no interior e entorno da unidade, contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No dia 24, em barreira noturna colocada em um dos acessos à Unidade de Conservação (UC), as equipes detiveram um morador do povoado Juá de Paulo Afonso. Ele seguia numa motocicleta e portava uma espingarda calibre 32, com munição, além de ceva de mandioca e outros apetrechos normalmente usados para a caça.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Paulo Afonso. Além disso, os agentes identificaram pontos de acampamentos de caçadores ainda desconhecidos da equipe de proteção da Esec e em lugares pouco acessíveis e de risco à segurança.

Segundo o analista ambiental José Tiago, da Esec, a operação estreitou a parceria com a Polícia Rodoviária e abriu a possibilidade de um futuro termo de reciprocidade em que a UC apoiará atividades de educação ambiental institucional e interinstitucional da PRF em troca de apoio à proteção da unidade.

D acordo com os agentes da PRF, a instituição está sempre disponível para auxíiliar a unidade em situações emergenciais. Ainda segundo eles, uma nova operação já está programada para os próximos dias e deverá checar denúncias de crimes ambientais recebidas pela equipe de proteção da Esec.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3392-operacao-sucuarana-coibe-caca-no-raso-da-catarina.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Raso da Catarina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.