Operação Vagalume desmonta esquema ilegal de extração de madeira em UCs no Pará

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 26/10/2010
Gestores da Floresta Nacional (Flona) do Trairão e do Parque Nacional (Parna) do Jamanxin acabam de divulgar o balanço da Operação Vagalume, realizada na área das duas unidades, ao longo da BR-163 (Cuiabá-Santarém), no sudoeste do Pará. Durante cinco dias, os fiscais do Instituto Chico Mendes percorreram mais de 3.000 quilômetros de estradas não pavimentadas nos municípios de Trairão e no distrito de Moraes de Almeida.

Eles flagraram a extração ilegal de produtos florestais (madeira, palmito, cipó, entre outros) no interior das UCs, onde foram descobertos ramais, acampamentos, máquinas e equipamentos utilizados pelos infratores. Além disso, foi apreendida uma serraria instalada no Parna do Jamanxim. Ao final da operação foi contabilizado o equivalente a R$ 730 mil em máquinas e equipamentos apreendidos e aplicado um total de R$ 95 milhões em multas.

O coordenador da Operação Vagalume, Alessandro Silva Marçal, considerou a ação positiva, uma vez que foram apreendidas máquinas e equipamentos que possuem elevado potencial para destruição da floresta. Ele aproveitou para destacar a necessidade de se intensificar as ações de combate aos ilícitos ambientas que ocorrem no interior das unidades de conservação ao longo da BR 163.

A operação, realizada no final de setembro, contou com sete fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e quatro viaturas, além do apoio do Ibama e da Polícia Militar do Pará.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/operacao-vagalume-desmonta-esquema-ilegal-de-extracao-de-madeira-em-ucs-no-para
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Trairão
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.