Os tesouros do Arquipélago

O Globo, Rio, p. 28 - 13/09/2012
Os tesouros do Arquipélago
Pesquisadores decifram a biodiversidade das Cagarras

Rafaella Barros
rafaella.barros@oglobo.com.br

Uma caça ao tesouro acontece a cinco quilômetros da Praia de Ipanema. As expedições não são promovidas por aventureiros em busca de pedras preciosas, mas por um grupo de pesquisadores atrás da inestimável biodiversidade até então pouco conhecida das Ilhas Cagarras, que vem sendo decifrada e mapeada por eles há quase um ano e meio. Entre as descobertas do estudo, que faz parte do projeto Ilhas do Rio, está uma planta considerada extinta na cidade do Rio e duas novas espécies da fauna: uma perereca e uma barata-do-mato.
As descobertas foram tema de debate na segunda e na terça-feira no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, onde pesquisadores discutiram as características dos ecossistemas das ilhas e que medidas podem ajudar no combate a ações de degradação, como a poluição e a pesca predatória.
O biólogo e coordenador do projeto Ilhas do Rio, Carlos Rangel, conta que o estudo, realizado pela ONG Instituto Mar Adentro, ainda está em andamento, mas já traz importantes contribuições para a comunidade científica e também para a sociedade:
- Identificamos cerca de 150 espécies de peixes e 162 de plantas. Na parte terrestre, realizamos pesquisas com aves e já registramos mais de cinco mil indivíduos de fragatas. É a segunda maior população de fragatas da costa brasileira. A partir desse estudo, serão criadas as ferramentas de combate à poluição.
Responsável pelo estudo sobre a fauna nas ilhas, o pesquisador do Museu Nacional Fernando Moraes conta que a equipe de biólogos do projeto precisou fazer três expedições até conseguir alcançar o cume da Ilha Redonda, a mais alta de todas as que compõem o arquipélago.
- Lá identificamos uma nova espécie de barata-do-mato. Na mesma ilha, também encontramos algumas novas espécies de esponja marinha. Já na Ilha Comprida, nos deparamos com a descoberta mais relevante: uma espécie nova de perereca, que vive dentro das bromélias. Coletamos um indivíduo de cada uma dessas espécies, que entrou para a coleção das Cagarras que já existe no Museu Natural. Além das fotos e das filmagens que fizemos, essa coleção também pode ser emprestada para escolas e, assim, a população tem a oportunidade de conhecer esses animais de perto.
Poluição é grande ameaça
O inventário florístico das ilhas ficou por conta do biólogo Massimo Bovini, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico. O catálogo tem, até agora, 162 espécies de plantas identificadas, entre elas uma que é considerada extinta na cidade do Rio.
- A Gymnanthes nervosa não era coletada desde 1940. Nós a encontramos no cume da Ilha Redonda, a 240 metros de atitude.
Bovini acrescenta que outra espécie de vegetação de grande relevância, a Rudgea minor, também foi encontrada.
- Ela está na categoria "vulnerável", o que significa que, num curto prazo, até dez anos, se continuarem as ameaças, vai correr o risco de desaparecer.
Entre as ameaças mencionadas pelo biólogo está a poluição, um mal com o qual o Monumento Natural das Ilhas Cagarras convive devido à sua localização geográfica. Próximo à Baía de Guanabara e ao emissário submarino de Ipanema, o arquipélago sofre com a constante ação de agentes poluidores. Para a bióloga e chefe do parque, Fabiana Bicudo, o primeiro passo no caminho da proteção já foi dado - a criação da unidade federal de conservação marinha de proteção integral pela lei 12.229, de 2010. Os estudos que vêm sendo feitos no arquipélago pelo projeto Ilhas do Rio definirão as etapas seguintes.
- Devido ao fato de o Monumento Natural estar muito próximo à cidade do Rio de Janeiro, ele também recebe diretamente diversos potenciais impactos da Região Metropolitana, como influências da poluição marinha vinda da Baía de Guanabara, poluição gerada pelo descarte de sedimentos retirados em operações de dragagens na região do Porto do Rio, poluição sanitária vinda diretamente e sem tratamento pelo emissário submarino de Ipanema e também por hidrocarbonetos do intenso tráfego de grandes embarcações na área.
Segundo Bicudo, outro fator também prejudicial à vida marinha do arquipélago são as atividades pesqueiras irregulares. Apesar da fiscalização feita pelo Instituto Chico Mendes, algumas embarcações ainda insistem na pesca ilegal, dentro das áreas do arquipélago. A pesca só é permitida a partir de uma distância de dez metros do costão rochoso das ilhas.

O Globo, 13/09/2011, Rio, p. 28
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.