Para consolidar presença quilombola

O ECO - www.oeco.com.br - 07/10/2009
Recheados com reclamações sobre a atuação do Ibama, que afastou regatões (barcos comerciantes) e tenta frear a caça e a captura ilegal de peixes ornamentais dentro do Parque Nacional do Jaú e Estação Ecológica de Anavilhanas, livretos produzidos pela Fundação Vitória Amazônica com apoio de universidades federais e estaduais foram distribuídos entre quilombolas que reivindicam uma área maior que o Distrito Federal naquela região.

Um trecho cita que antes "a gente vinha para cá, podia trazer o rancho da gente. A gente trazia carne, peixe. Mas agora o Ibama empata, não pode passar nem um quilo de carne. Só escondido. A gente lá pode comer, um bicho de caça, ave, porco. Mas para trazer para cá para comer aqui ou vender algum quilo, a gente não pode vender. Mas eu quero saber se vai melhora para a gente?".

As comunidades reivindicam permanecer no local, e também a "garantia de acesso e uso dos recursos naturais (pesca, extrativismo e a terra), entre as famílias residentes dentro e fora do Parque Nacional do Jaú, considerando que elas mantém um sistema de trocas regulares de produtos agro-extrativistas".
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.