Pará licitará mais 300 mil hectares de florestas

OESP, Vida, p. A13 - 06/09/2010
Pará licitará mais 300 mil hectares de florestas

O governo federal licitará mais 323 mil hectares de florestas públicas. O sistema de concessões florestais, uma espécie de aluguel de florestas públicas, permite atividades como o manejo sustentável de madeira e de outros produtos florestais, como óleos, resinas e castanhas. As novas áreas a serem licitadas são nas florestas de Saracá-Taquera e de Crepori, ambas no Pará.
A concorrência é voltada a associações, cooperativas e empresas do setor madeireiro e pode incluir pequenos e grandes empreendedores. O contrato dará direito à extração de produtos florestais por 40 anos, período de duração do contrato assinado com o governo.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do governo federal responsável pelas concessões, já lançou licitações nas florestas nacionais do Jamari e do Amana. Juntas, as licitações somam mais de 770 mil hectares. A meta do governo é chegar a 1 milhão de hectares em concessão, até o final deste ano, com o lançamento de mais dois editais. "As concessões permitem a extração controlada da madeira, gerando empregos locais", diz Antonio Carlos Hummel, diretor-geral do SFB.

OESP, 06/09/2010, Vida, p. A13

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100906/not_imp605846,0.php
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  • UC Saracá-Taquera
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.