Pará: mais áreas de preservação

OESP, Nacional, p. A7 - 14/02/2006
Pará: mais áreas de preservação
Governo cria primeiro distrito florestal sustentável

Um ano depois do assassinato da missionária Dorothy Stang, o presidente Lula assinou ontem oito decretos que aumentam em 6,4 milhões de hectares as áreas de preservação ambiental no Pará. Um deles prevê a criação, no oeste do Estado, do primeiro distrito florestal sustentável do País, com 16 milhões de hectares, destinado a incrementar o desenvolvimento sustentável da região.
O anúncio foi feito pelas ministras da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Os projetos serão instalados com base na nova lei de gestão de florestas, que deverá ser sancionada pelo presidente em até 15 dias. As áreas de conservação estão incluídas no primeiro distrito florestal. Todas as unidades, segundo o governo, localizam-se em regiões de extremo conflito.
"Com a criação dos cerca de 6,4 milhões de hectares a mais de unidades de conservação no oeste do Pará, a Amazônia passa a ter 45,8 milhões hectares dessas unidades", afirmou Marina. "Até 2003, a Amazônia contava com 30,7 milhões de hectares sob unidades de conservação." Segundo ela, o plano de combate ao desmatamento aumentou este total em 50%, ao agregar mais de 15,1 milhões de hectares.
"Os oito decretos assinados fazem parte do maior mosaico neste gênero de unidades de conservação", disse Marina. Nenhuma abrange o município de Anapu, onde Dorothy vivia. O governo negou relação entre a assinatura dos atos e a morte da freira.
Foram criados dois parques nacionais - do Rio Novo, nos municípios de Itaituba e Novo Progresso, com 537,7 mil hectares, e Jamanxim, entre Itaituba e Trairão, com 859,7 mil hectares. Outro decreto ampliou o Parque Nacional da Amazônia, entre Itaituba e Aveiro, em 167,8 mil hectares.
Foram criadas quatro florestas nacionais. A primeira, chamada do Trairão, entre Itaituba, Rurópolis e Trairão, com 257,4 mil hectares. A segunda, Amaná, entre Itaituba e Jacareacanga, com 540,4 hectares. A terceira, do Crepori, em Jacareacanga, com 740,6 hectares, e a última, do Jamanxim, em Novo Progresso, com 1,3 milhão de hectares. Também foi criada a área de proteção ambiental do Tapajós, entre Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.
O último decreto foi de instalação do primeiro distrito florestal sustentável do País. Segundo Marina, o distrito possibilitará a criação de 100 mil empregos diretos e uma produção anual entre 4 e 6 milhões de metros cúbicos de toras, "sem agredir a floresta".

OESP, Nacional, 14/02/2006, p. A7
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas