Paraty-Cunha também chegou a sair da licença

O Globo, Rio, p. 15 - 05/04/2011
Paraty-Cunha também chegou a sair da licença

Apesar de ter emitido as duas licenças, cujos textos geraram polêmica, o Ibama só se pronunciou na segunda-feira por nota assinada pelo presidente do órgão, Curt Trennepohl. Ao falar das mudanças relativas às unidades de conservação, o órgão informou que outra condicionante - a construção da Estrada Parque da Bocaina (trecho Paraty-Cunha), considerada importante pelos moradores da região - também chegou a ser retirada da licença de instalação a pedido do Conselho Consultivo do Mosaico da Bocaina, em 2008.
Na mesma nota, o órgão diz, sem explicar o motivo, que a condicionante foi reintroduzida na retificação da licença de instalação em dezembro de 2009.
Ao tomar conhecimento do caso pelo GLOBO na semana passada, o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, atual secretário da pasta no estado, ficou surpreso. Ele disse que, na época em que era ministro, percebeu a subtração do item sobre as unidades e exigiu retificação. O que não foi feito. Na segunda-feira, Minc disse que espera ver os compromissos mantidos:
- Se a explicação oficial é que a exigência está valendo, vamos aguardar para ver se a Eletronuclear vai liberar os recursos para as unidades e para a estrada Paraty-Cunha.
Especialista em direito ambiental, o advogado Rogério Zouein vê alteração.
- O item representava um acréscimo em relação ao que a lei já prevê. Ele poderia ser aperfeiçoado para contemplar melhorias em vez do simples custeio. Mas nunca subtraído.
Professor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Paulo Affonso Leme Machado diz que os textos da licença prévia e da licença de instalação são diferentes:
- A menção ao parque e à estação era uma condicionante, uma obrigação de fazer que nada tem a ver com compensação ambiental prevista em lei.
Nem a Eletronuclear entendeu. A empresa, que vai operar Angra 3, informou que, em fevereiro questionou o Ibama sobre a alteração na licença. Com isso, até agora não repassou os R$ 13 milhões para as unidades.

O Globo, 05/04/2011, Rio, p. 15
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.