Parceira entre ICMBio e governo do RJ incentiva plantio de mudas nativas da Mata Atlântica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 21/09/2011
A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ambos do governo do Rio de Janeiro, começaram um dos mais abrangentes planos de restauração florestal do Estado do Rio de Janeiro com foco no projeto Jogos Limpos. E o Instituto Chico Mendes é parceiro neste trabalho.

O lançamento do projeto e primeiro plantio de cinco mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram realizados ontem (21 de setembro), na Fazenda Dourada, limítrofe a Reserva Biológica União, em Casimiro de Abreu (RJ), município da bacia hidrográfica do Rio São João, habitat do mico-leão-dourado.

No plantio piloto foram usadas 20 diferentes espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, e o plantio foi feito pela Associação Mico-Leão-Dourado, em parceria com as Reservas Biológicas União e Poço das Antas (ICMBio) e com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e do Bradesco Capitalização.

O programa tem por objetivo neutralizar as emissões de gases de efeito estufa resultantes da realização da Olimpíada, com a recuperação da cobertura vegetal de áreas degradadas, estimada em cerca de nove mil hectares e permitirá a formação de um corredor florestal entre a Reserva Biológica União, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e outros grandes remanescentes florestais da Serra do Mar.

Além disso, é um dos compromissos ambientais do Estado para realizar os jogos olímpicos de 2016, agregando a geração de emprego e renda em atividades de recuperação ambiental, segmento ainda carente de profissionais. O público-alvo projeto "Jogos Limpos" são proprietários de terras, posseiros rurais e instituições públicas interessadas em restaurar áreas degradadas.

No lançamento estiveram presentes o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o Subsecretário-Executivo, Luiz Firmino Martins Pereira e a vice-presidente do Inea, Denise Rambaldi, o Coordenador do ICMBio no RJ, Marcelo Pessanha, chefes das Unidades de Conservação (UCs) da região, além de autoridades regionais, Organizações Não Governamentais ambientalistas e população em geral.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1817-parceria-entre-icmbio-e-projeto-jogos-limpos-incentiva-plantio-de-mudas-nativas-da-mata-atlantica
Mata Atlântica:Conservação e Manejo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Poço das Antas
  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.