Parceiros realizam limpeza em trilha no Parna de Jurubatiba

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/08/2018
Parceiros realizam limpeza em trilha no Parna de Jurubatiba
29 de Agosto de 2018, 11h04

Grande parte do lixo recolhido veio do mar e é levado pelas marés e o vento até a restinga.

Integrantes do grupo Macaé Fora de Estrada, em parceria com representantes do Jeep Club de Niterói, realizaram, no último sábado (25), uma coleta de lixo ao longo dos 12 quilômetros da trilha Cômoro no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no trecho entre Macaé e o balneário Praia de Carapebus (Carapebus/RJ). Grande parte do lixo recolhido veio do mar e é levado pelas marés e o vento até a restinga.

Cerca de 150 pessoas, em 55 veículos 4x4, participaram do mutirão. Foram recolhidos aproximadamente 300 sacos de cem litros de lixo, em sua maioria, pedaços de isopor, garrafas plásticas, latas de metal e restos de redes de pesca. Segundo um dos líderes do grupo Macaé Fora de Estrada, Marcelo Montes, a atividade busca contribuir para a limpeza da área e a promoção de passeios em veículos tracionados com segurança e respeito ao meio ambiente.

Marcelo Pessanha, chefe do Parna Restinga de Jurubatiba, elogiou a iniciativa. "Ações como estas são incentivadas pelo ICMBio, pois aproximam a população das unidades de conservação federais, favorecendo o cumprimento dos objetivos de sua criação, que são a proteção ao meio ambiente, educação ambiental e desenvolvimento sustentável". O analista ambiental apresentou as normas de segurança e ambientais que todos deveriam seguir durante a atividade.

"O lixo que chega à Jurubatiba é trazido, em sua grande maioria, pelo mar. São resíduos lançados no Rio Macaé que atingem a área devido ao sentido da correnteza. Os presentes na atividade não apenas contribuíram para a limpeza de uma das mais importantes áreas de restinga do país como também fortalecem a preservação do Parque com suas ações espontâneas e voluntárias" afirmou Marcelo Pessanha.

A trilha do Cômoro é uma das trilhas mais utilizadas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Liga todas as lagoas costeiras da unidade de conservação. Sua utilização é feita de acordo com o plano de Uso Público da unidade. Os interessados em conhecer a Unidade ou realizarem atividades voluntárias podem obter maiores informações através do e-mail: parnajurubatiba@icmbio.gov.br

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9925-parceiros-realizam-limpeza-em-trilha-no-parna-de-jurubatiba
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.