Parceria incentiva o ecoturismo

OESP, Vida, p. A17 - 07/06/2006
Parceria incentiva o ecoturismo

Os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo assinaram ontem duas portarias para a promoção do ecoturismo em unidades de conservação federais. Uma delas prevê o repasse de R$ 4,5 milhões do Orçamento do Turismo ao Ibama, para a criação e atualização dos planos de manejo de seis unidades que já são amplamente visitadas, como os Parques Nacionais (PARNAs) de Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Fernando de Noronha. Outra institui o Grupo de Trabalho Interministerial para Promoção dos Parques Nacionais.

O Brasil tem 60 parques nacionais, mas apenas 23 estão oficialmente abertos à visitação pública. Nem todos, ainda assim, com infra-estrutura e planejamento adequados. "Queremos que os parques sejam usados, mas de forma sustentável", diz a secretária nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo, Maria Luísa Leal. "Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio."

A fraca estrutura turística, segundo especialistas, é um desperdício do potencial econômico da biodiversidade e das belezas naturais do País.

OESP, 07/06/2006, Vida, p. A17
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.