Parceria reforça proteção das Ilhas Cagarras

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 29/06/2012
O Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no litoral em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, conta agora com um parceiro importante nas operações de fiscalização: a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A parceria possibilitou uma melhora sensível na estrutura logística das ações realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade. A Coordenadoria de Crimes Ambientais oferece uma lancha (SEAP 28), um bote inflável e mais o acompanhamento da equipe do Instituto pelos agentes da Polícia Ambiental do Rio de Janeiro.

A Cicca tem a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes ambientais, integrando os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização ambiental das três esferas de governo, como Ibama, ICMBio, Polícias Federal e Estadual (Delemaph, BPFMA e DPMA), Inea e órgãos municipais.

Acampamentos

Até agora as ações de fiscalização tiveram como alvo principal a desmobilização de acampamentos ilegais de pesca no interior da Ilha Comprida, a retirada de petrechos de pesca fixados ao longo de todo costão rochoso e o combate à pesca ilegal no arquipélago.

Com o objetivo de facilitar a ação dos fiscais, foi elaborado um folheto educativo para ser utilizado na abordagem de embarcações que estejam praticando atividades legais na unidade de conservação ou em seu entorno.

As operações têm sido realizadas com apoio da fiscalização de outras unidades de conservação federais da região como a Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim, a Estação Ecológica (ESEC) Guanabara e o Parque Nacional (Parna) da Tijuca. Também têm participado monitores de campo do Parna da Tijuca que ajudam no trabalho de campo terrestre.

Segundo a chefe da unidade, Fernanda Bico, a ideia é que a proteção ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras passe a ser realizada por meio de uma rede de parceiros que deverão ser integrados às atividades coordenadas pelo ICMBio, como a Polícia Federal e o Corpo de Bombeiros, visando assim adequar a estratégia correta a cada objetivo de fiscalização.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3082-parceria-reforca-protecao-das-ilhas-cagarras.html
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  • UC Tijuca
  • UC Ilhas Cagarras
  • UC Guanabara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.