Parna do Itatiaia faz apreensão de palmito extraído ilegalmente

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 01/07/2009
A equipe de fiscalização do Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, no Rio de Janeiro, junto com a Guarda Municipal Ambiental do município de Resende (RJ), realizou dia 25 de junho apreensão de aproximadamente 100 kg de palmito in natura (Euterpe edulis), extraídos ilegalmente de uma área de mata na Área de Proteção Ambiental (APA) Serrinha do Alambari, uma unidade de conservação municipal, inserida no entorno do Parna do Itatiaia. O Euterpe edulis, que fornece palmito de alta qualidade, possui um ciclo de produção longo e sua extração indiscriminada pode levá-lo as vias da extinção.

O flagrante do crime ambiental foi feito pela Guarda Ambiental no dia 24, em atividades de monitoramento de rotina na região. De acordo com o responsável pela ação, Paulo Balbino Santana, no momento da abordagem os fiscais se depararam com quatro pessoas, que conseguiram fugir.

No acampamento foi encontrado mantimento, lanternas, roupas, cobertores e material que seria utilizado para a extração e embalagem do palmito. O acampamento foi desmontado pela Guarda Ambiental ainda no dia do flagrante e o palmito in natura foi apreendido e encaminhado para doação a instituições de caridade da região.

FISCALIZAÇÃO - A fiscalização do Parna do Itatiaia já realizou a apreensão de centenas de toletes de palmitos, dezenas de veículos utilizados no crime e autuou vários infratores. Esses criminosos atuam de forma agressiva e, quando se encontram na mata, estão quase sempre armados. A fiscalização tem apoio das instituições de segurança pública, como a Policia Militar Florestal, Guarda Municipal Ambiental, Policia Federal e Policia Rodoviária Federal.

A extração ilegal de palmito constitui um dos principais problemas que há muitas décadas é enfrentado pela fiscalização do Programa Nacional de Imunização (PNI) e de muitas outras Unidades de Conservação da região, sendo que a ação devastadora e predatória, somado ao abate de árvores cada vez mais jovens, elimina gradativamente o potencial de regeneração natural desta espécie que é muito utilizada pela avifauna local.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.