Parque Cristalino - Pecuarista é denunciado por crime

Gazeta de Cuiabá - 10/03/2006
O pecuarista paulista Antônio José Junqueira Vilela, maior invasor do Parque Cristalino - importante área de preservação ambiental no Norte de Mato Grosso - é denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desmatar 6.508 hectares da reserva. Milionário, este é o proprietário que recebeu a maior multa já aplicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) - 50 milhões. Conforme o MPE, ele também está denunciado por instalar, dentro dos limites do parque, uma serralheria, onde trata a madeira que extrai ilegalmente na região.

"Agora ele vai responder a processo por crime ambiental, cuja pena é de 1 a 5 anos de prisão, mais multa", informa por telefone o promotor que o denunciou dia 8 de março, Milton Mattos de Silveira Neto, lotado em Guarantã do Norte (633 km de Cuiabá), mas também responsável por Novo Mundo (670), onde fica a segunda etapa do parque, que possui 118 mil hectares e onde se localiza a "Fazenda Nhandu", de Vilela. A primeira etapa, criada em 2001, tem 66,9 mil hectares, em Alta Floresta.

O promotor explica que Vilela é dono da empresa Sociedade Comercial AJJ Ltda. "Pedi um mandado de busca e apreensão contra ele, para recolher motosseras, tratores, caminhões e outros utensílios". O mandado ainda não saiu.

A informação na Sema é a de que Vilela não pagou a multa. Recorreu. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria, o pecuarista declarou apenas 11 mil hectares da fazenda, mas invadiu mais 40 mil hectares dentro do parque, como constatou a equipe de fiscalização da Sema que, em outubro do ano passado, desencadeou uma operação in loco flagrando este e outros crimes ambientais. Dos 27 proprietários notificados, apenas 3 assinaram termo de ajustamento de conduta. Não foi o caso de Vilela.

O delegado de Guarantã, Adriano Sanches, que enviou carta precatória à São Paulo interrogando o acusado, diz que, para se defender, em linhas gerais, ele alegou que o desmatamento foi feito antes da criação do parque e que tinha autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. A reportagem conseguiu dois telefones fixos de Vilela mas as ligações não foram atendidas.

O crime cometido por ele, para especialistas, agride uma das reservas mais importantes do mundo. A diversidade de aves no parque encanta turistas nacionais e internacionais não só pela exuberância de cores e plumagens, mas pelos maravilhosos cantos. Outro atrativo são as águas dos rios, que se dividem entre claras e pretas. (Keka Werneck)
Local: Cuiabá - MT
Fonte: Gazeta de Cuiabá
Link: http://www.gazetadigital.com.br/
10/03/2006
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cristalino
  • UC Cristalino II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.