Parque da Chapada dos Veadeiros é reaberto para o público após incêndio

Correio Braziliense - http://www.correiobraziliense.com.br/ - 16/10/2017
As chamas consumiram 18 mil hectares do parque. Segundo a diretoria, não há risco de incêndio na área de visitação



Depois de sete dias fechados por causa do combate a um incêndio, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já pode voltar a receber visitantes a partir desta terça-feira (17/10). Durante esta segunda-feira (16/10), equipes trabalharam no monitoramento da área e constaram que não há riscos de novos focos nos locais de acesso ao público. Um levantamento preliminar indicou que 18 mil hectares dos 240 mil hectares foram consumidos pelas chamas.

O incêndio que estava concentrado em uma nova área recém integrada ao parque, localizado em Alto Paraíso (GO), também foi controlado. Cerca de 50 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), agora, fazem o monitoramento da área para identificar possíveis focos.

"Com os trabalhos de monitoramento das áreas de visitação feitos nesta segunda, podemos constar que o incêndio nesse local já foi totalmente extinto. Na área próxima à cidade de Alto Paraíso, o fogo foi controlado. Agora seguimos com o mesmo monitoramento, mas não há perigo algum para os visitantes. Os locais são distantes", detalhou o chefe do parque Fernando Pattagiba.


Incêndio


O fogo começou na tarde da última quarta-feira (11/10). Distante 220 quilômetros do Distrito Federal, o parque é um dos principais destinos turísticos dos brasilienses aos fins de semana e feriados. O fluxo esperado para o feriado era de 2 mil visitantes, mas, devido à persistência das chamas, a diretoria preferiu interromper as visitas para a segurança de todos.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/10/16/interna_cidadesdf,634056/chapada-dos-veadeiros-e-reaberto-para-o-publico-apos-incendio.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.