Parque da Jurubatiba comemora 11 anos com passeios ecológicos, lançamento de livro e palestras

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 17/04/2009
O Parque Nacional (Parna) da Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro, comemora 11 anos no próximo dia 29. Para comemorar a data, foram programadas várias atividades em Quissamã, onde fica a sede da unidade. No dia (16), houve a limpeza da praia de João Francisco.

Além da limpeza da praia de João Francisco, estão programadas até o dia 29 caminhada da natureza, gincana cultural, lançamento de livro e ciclo de palestras com especialistas do setor ambiental. As atividades, em parceria com a Prefeitura local, têm o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da preservação do parque.

No próximo dia 24, haverá a posse do novo chefe do parque, o arqueólogo Carlos Alexandre Fortuna, que substituirá Eduardo Jalles. O evento será no Centro de Visitantes.

Para os dias seguintes, estão previstos dois passeios ecológicos: um no dia 25, o Eco Pedal, que reunirá ciclistas; e outro no dia 26, a caminhada da natureza, com circuito de 10 km, partindo do Centro de Visitantes da praia de João Francisco, passando pelas lagoas das Garças e da Bezerra. No dia 28, haverá a gincana cultural, no Tattersal do Parque de Exposições.

O ciclo de palestras terá início no dia 29, no Centro Cultural Sobradinho. A abertura será com a apresentação da oficina de música, do próprio Sobradinho, e da poesia "Um coração, Três pulmões", da poetisa carapebuense Ana Paula Filgueira.

No dia 29, estão previstas as palestras "Pesquisas Ecológicas nas Lagoas do Parna Jurubatiba em Quissamã", com o professor Vinícius Farjalla, representando o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), e "Conparna Jurubatiba: Possibilidades e Dificuldades", com a professora da UFRJ-Projeto, Marcela Siqueira Farjalla. E mais os debates "Pescadores nas Lagoas do Parna Jurubatiba", mediado por Marcos Cézar dos Santos, do ICMBio, e ConpParna Jurubatiba, com Edurado Jalles, da equipe do parque.

Durante o evento, haverá, também, o lançamento do livro "Guia de Plantas Aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatibal", da professora Cláudia Petean Bove, representante do Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ.

"O diferencial do aniversário deste ano é que o parque já conta com um Plano de Manejo", disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha Carneiro. O plano é o documento que regulamenta o uso sustentável da unidade.

Segundo Carneiro, o documento é importante porque implementa as três atividades turísticas que deverão ser desenvolvidos no local - a trilha na Lagoa das Garças e os passeios de barco pelo Canal Campos em Macaé e de bugre. Ele destacou que essas ações impulsionarão o processo de turismo ecológico em Quissamã.

Com 14 mil 860 hectares, o Parque Jurubatiba abrange, também, os municípios de Carapebus e Macaé. Em Quissamã, estão localizados 65% da área total do bioma restinga que inclui espécies raras da fauna e flora e ameaçadas de extinção.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.