Parque de Abrolhos torna-se sítio RAMSAR

CI-Brasil - www.conservacao.org - 01/02/2010
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, localizado no extremo sul da Bahia, receberá amanhã, 02 de fevereiro, em Brasília, o diploma de sítio Ramsar, conferido pela Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional. O reconhecimento é resultado de um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), que encabeçaram o processo de candidatura da unidade de conservação. A data escolhida para a entrega do título ao parque coincide com a comemoração do Dia Mundial das Áreas Úmidas.

Parque de Abrolhos - Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos corresponde a uma significativa área de proteção e conservação ambiental que abriga importantes espécies de fauna e flora costeiras. Os limites do parque compreendem duas áreas distintas: a maior representada pelo Parcel dos Abrolhos e pelo Arquipélago dos Abrolhos, e a porção menor, o Recife de Timbebas. Em sua totalidade, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos ocupa uma área de aproximadamente 88.250 hectares, e está situado na Região dos Abrolhos, caracterizada por um mosaico de ambientes marinhos e costeiros, compostos por áreas de recifes de corais, fundos de algas, manguezais, praias, restingas e remanescentes de Mata Atlântica. A localidade possui ainda um alto nível de endemismo, ou seja, ocorrências de espécies exclusivas da região, e apresenta a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Além de relevante área de conservação ambiental, o Parque de Abrolhos se destaca também por seus atrativos turísticos. Pessoas de diversas partes do mundo visitam a região anualmente para apreciar suas belezas naturais que se mantêm preservadas graças às ações conjuntas do governo federal, de ONGs e das comunidades locais. Localizada próximo às cidades de Caravelas, Nova Viçosa, Alcobaça e Prado, a unidade é um valioso repositório de peixes de uma das zonas de pesca mais importantes do Brasil.

O título de sítio RAMSAR revela a importância e os bons resultados das ações de conservação na região. "O título é um merecido reconhecimento da área como importante para a manutenção da Biodiversidade, além de ser um reconhecimento do próprio trabalho de conservação desenvolvido pelo orgão responsável pelo Parque com o apoio dos diversos parceiros", declara Joaquim Neto, chege do P.N.M Abrolhos. Com o diploma de sítio RAMSAR a esperança é "abrir os olhos da Sociedade quanto a necessidade de investimentos que assegurem as condições necessárias para a manutenção desta área", finaliza Neto.

Apesar de seu valor ecológico, cultural, social e econômico, o Parque de Abrolhos permanece alvo de ações predatórias. Mesmo sendo uma unidade de proteção integral, barcos de pesca ilegal podem ser vistos nos recifes de Timbebas, e algumas vezes até mesmo no Parcel de Abrolhos durante a noite. Para Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional, esse reconhecimento internacional do parque é importante para trazer maior atenção da sociedade e do governo para sua proteção. "A ocasião é também oportuna para discutir a necessidade de ampliar as áreas protegidas na Região dos Abrolhos, já que o parque, apesar de sua relevância, não é suficiente para proteger a biodiversidade e a manutenção da pesca para as gerações futuras", avalia.

Convenção Ramsar - A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção de Ramsar, é um tratado firmado por governos de diversos países que estabelece uma ação nacional e uma cooperação internacional para a conservação e uso racional das zonas úmidas mundiais e de seus recursos naturais.

Ocupando todas as regiões geográficas do planeta, atualmente a convenção é o único tratado ambiental global que trata de um ecossistema em particular, as zonas úmidas. Adotado na cidade iraniana de Ramsar em 1971, o acordo foi criado a partir da iniciativa de países e organizações não governamentais preocupados com a crescente degradação desses ecossistemas naturais. Atualmente são 159 países membros da Convenção, que possuem 1.885 sítios reconhecidos como de importância internacional para a proteção das áreas úmidas, totalizando cerca de 185 milhões de hectares. O Parque de Abrolhos passa a ser o 11 sítio Ramsar brasileiro e o primeiro na Bahia.

A lista completa dos sítios, assim como mais informações sobre a Convenção e seus procedimentos, podem ser encontradas em:
http://www.ramsar.org/cda/ramsar/display/main/main.jsp?zn=ramsar&cp=1_4000_0

Dia Mundial das Zonas Úmidas - Cuidar das Zonas Úmidas - uma resposta às mudanças climáticas é o lema do Dia Mundial das Zonas Úmidas, que será comemorado amanhã, 02 de fevereiro, data que marca a adoção da Convenção de Ramsar. A cada ano um tema relacionado às zonas úmidas é escolhido e são confeccionados materiais de divulgação e desenvolvidas atividades comemorativas. Em 2010, o foco é a importância da manutenção das zonas úmidas como uma das formas de contenção dos impactos das mudanças climáticas. Além da entrega do diploma de reconhecimento do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos como o mais novo Sítio Ramsar brasileiro, integram ainda a agenda comemorativa do Ministério do Meio Ambiente para a data o lançamento de material de divulgação do Dia das Zonas Úmidas (cartaz e revista) e do vídeo "Áreas Aquáticas Protegidas como Instrumento de Gestão Pesqueira". O vídeo tem como temática principal a importância da proteção da biodiversidade aquática por meio da criação de áreas aquáticas protegidas e a interface com as pessoas que dependem da atividade pesqueira. É ilustrado com três experiências positivas, sendo duas em águas marinhas - Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, situada entre os estados de Pernambuco e Alagoas, e Reserva Extrativista Marinha do Corumbau, no estado da Bahia - e uma terceira em região de água doce - Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no estado do Amazonas, que é também Sítio Ramsar.

Segundo a gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates, a idéia é divulgar o material entre os diferentes públicos e utilizá-lo como ferramenta em audiências públicas e em reuniões onde os usuários dos recursos pesqueiros possam ver em casos brasileiros os benefícios de se criar novas áreas protegidas. "O vídeo, que vem em DVD com três formatos, sendo um spot de um minuto; um de oito minutos e uma versão de 24 minutos, mostra como isso é possível e o sucesso de áreas já criadas com a participação do governo e da sociedade", explica.

Serviço
Cerimônia de entrega oficial do diploma de Sítio Ramsar ao Parque de Abrolhos
Local: auditório do Ministério do Meio Ambiente, no subsolo do Edifício Marie Prendi Cruz, SEPN 505 Bloco B, Brasília.
Data: 02/02/2010
Horário: 15h30
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Costa dos Corais
  • UC Marinha do Corumbau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.