Parque de Ilha Grande ganha guia turístico

Umuarama - www.ilustrado.com.br - 12/12/2010
A última reunião do ano envolvendo os integrantes do Consórcio criado para ajudar a proteger o parque nacional de Ilha Grande, o Coripa, foi realizada na semana passada em Porto Camargo (Icaraíma). No mesmo dia os municípios do CORIPA criaram o Dia Regional do Turismo e fizeram o lançamento do Guia Turístico Destino Ilha Grande. Trata-se de um mapa(foto nesta página) ilustrado com os principais atrativos e serviços oferecidos na região do parque nacional de Ilha Grande.

Na reunião, que antecedeu a 3ª Expedição de Ponte a Ponte, entre Icaraíma e Guairá, foram entregues versões em grande escala do guia na forma de banners, a cada um dos oito municípios do CORIPA, à direção do Parque Nacional de Ilha Grande e à Rede de Turismo Regional. "Este guia foi criado pela nossa Câmara Técnica de Turismo e será impresso também na forma de folders e em seu verso estarão patrocinadores do setor turístico além todas as informações necessárias aos visitantes da região: restaurantes, hotéis, pousadas, embarcações para aluguel, garapeiras, etc" explicou o secretário-executivo do CORIPA, Erick Caldas Xavier.

O chefe do parque, Romano Pulzatto Neto, e o presidente do Consórcio, Claudio Palozi, que também é prefeito de São Jorge do Patrocínio, deram destaque às belezas cênicas que o parque possui quando visto do alto. "Quando sobrevoamos o arquipélago podemos ver claramente o potencial cênico da região. São belíssimas lagoas de um azul profundo, imensos campos que lembram a savana africana, porém alagadas, áreas de floresta preservadas e a imensidão do rio Paraná" disse Romano. Cláudio Palozi informou sobre a possibilidade de captação de recursos via ministério e organizações não governamentais, com a parceria do setor privado, de se manter um helicóptero permanentemente na região com fins tanto de manejo da área, quanto turístico.

O Paraná possui atualmente 3 destinos turísticos oficiais: Cataratas do Iguaçu, Curitiba e região e o Litoral. Estas regiões acabam por ter maiores vantagens na hora de captação de recursos principalmente federais. Com o lançamento deste guia, a região noroeste toma a iniciativa de criar o 4 destino turístico: o Destino Ilha Grande.

Na edição deste domingo o leitor poderá recortar o seu Guia Turístico Destino Ilha Grande e com ele em mãos usufruir das belezas e maravilhas da região do Parque Nacional de Ilha Grande.

http://www.ilustrado.com.br/?mod=not&id_not=5731
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.