Parque de Jurubatiba de portas abertas

O Globo, Rio, p. 24 - 25/04/2010
Parque de Jurubatiba de portas abertas
Unidade, incluída no roteiro turístico da Copa, terá passeios de barco e bugre

Paulo Roberto Araújo

Em um só lugar, ou melhor, em apenas uma trilha, pode-se ver ambientes típicos da Mata Atlântica, do Pantanal e do deserto. Assim é o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Norte Fluminense, que, 12 anos após sua criação, será aberto à visitação pública de forma controlada. Com 15 mil hectares, a unidade protege ecossistemas de restinga e lagoas intactos ao longo de 44 quilômetros do litoral de Macaé, Carapebus e Quissamã. Assim como os parques da Tijuca, de Itatiaia e da Serra dos Órgãos, Jurubatiba foi incluído no roteiro turístico da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

Na próxima quinta-feira, serão liberadas, em Quissamã, as primeiras autorizações para serviços de passeios de barco e bugre no interior de Jurubatiba.

Na sexta-feira, em Macaé, a prefeitura firmará um convênio com o Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) para a fiscalização do parque. Além disso, serão pagas as primeiras indenizações a pessoas que tiveram terras anexadas à unidade de conservação.

Também na sexta, será inaugurada a Trilha dos Pesquisadores, que foi criada por professores e alunos do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ). Ela tem seis quilômetros, mas seu trecho inicial de 700 metros, com grande diversidade ambiental, poderá ser visitado até por deficientes físicos e visuais.

Embora detenha apenas 3% da área total de Jurubatiba, Macaé é a porta de entrada do parque e uma das preocupações dos ambientalistas, que temem construções na área de proteção.

- Recordo que, em 1971, tive aula de Biologia em uma lagoa que deu lugar ao maior shopping da Barra da Tijuca. Botafogo, Leblon e Copacabana, assim como boa parte da Zona Oeste, já foram imensas áreas de restinga, que são degradadas desde a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A abertura das trilhas de Jurubatiba vai permitir que a população possa apreciar ambientes naturais que, no estado, só existem ali - disse o professor Francisco Esteves, diretor do Nupem.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, explicou que, em parceria com o Instituto Chico Mendes, o município vai fiscalizar os acessos ao parque, controlar o número de pessoas que freqüentam as lagoas, monitorar a pesca e incentivar o turismo ecológico na unidade.

Analista ambiental do ICM-Bio, Rogério Rocco afirmou que a inclusão de Jurubatiba no roteiro turístico da Copa do Mundo vai acelerar a liberação de investimentos para a unidade:
- Não tenho dúvidas de que chegarão mais recursos e de que haverá grande interesse da iniciativa privada em disputar a concessão de serviços que estão previstos no Plano de Manejo de Jurubatiba.

O Globo, 25/04/2010, Rio, p. 24
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.