Parque do Cantão recebe visita técnica do Ministério do Meio Ambiente

Naturatins - 13/06/2007
O presidente interino do Naturatins Instituto Natureza do Tocantins, Marcelo Falcão, acompanhado do diretor de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Santiago e a coordenadora de Unidades de Conservação, Marissônia Lopes, visitou nesta terça-feira, 12, o PEC - Parque Estadual do Cantão, primeira UC - Unidade de Conservação de proteção integral criada no Tocantins, próximo ao município de Caseara.

O objetivo da visita foi reunir com o gerente da unidade, Warley Carlos Rodrigues, para definição de metas de trabalhos e procedimentos administrativos. Além de receber os técnicos do MMA - Ministério do Meio Ambiente e Seplan Secretaria do Planejamento, que realizam nesta semana a inspeção do convênio Proecotur Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal, disponibilizado aos Parques Estaduais do Cantão e Jalapão e ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. Na reunião, foram discutidas a estrutura da equipe, definição da escala, estratégias de fiscalização e educação ambiental a serem trabalhadas em blitz e nas comunidades do entorno. Falcão ressaltou a importância da nova equipe de guarda parque no comprometimento e no cuidado com o bem público, tanto na conservação ambiental como no material disponibilizado para o trabalho.

Durante a reunião também foram definidas as reuniões do Conselho Consultivo do PEC e as ações futuras de controle e combate às queimadas, convênios e pesquisas realizadas dentro do parque. Foi discutida também pela equipe a programação do workshop Onça Pintada e a abertura oficial ao público no PEC, previsto para agosto.

Já a inspeção dos técnicos (do MMA), Eurides Ribeiro e Amado Mota, (da Seplan), Rosangela Benvido, faz parte da prestação de contas do convênio firmado em 2003, recurso disponibilizado com a finalidade de contribuir para a implantação das UC’s no estado, observando infra-estrutura, planejamento e estudos. Segundo Eurídes Ribeiro, o parque está em excelentes condições e o programa já prevê o apoio para a sua manutenção, afirma a técnica.

A visita de inspeção segue nesta quinta-feira, 14, para o PEJ Parque Estadual do Jalapão, onde será também realizado o mesmo procedimento, e ao final das visitas os técnicos emitirão um parecer técnico sobre o cumprimento das metas atingidas deste governo e se as UC’s estão de acordo com a finalidade do programa.

O Proecotur tem como finalidade estabelecer uma estrutura adequada e implementar as condições necessárias, incluindo os investimentos requeridos, que possibilitarão aos nove estados da Amazônia brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) se preparar para administrar suas áreas selecionadas para o eco turismo de forma responsável e adequada, com planejamento, assistência técnica e capacitação.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.