Parque do Jalapão recebe turistas e cicloturistas durante o carnaval

Naturatins - naturatins.to.gov.br - 13/02/2013
Durante o período do carnaval, 09 a 13, a equipe do PEJ - Parque Estadual do Jalapão recebeu reforços dos técnicos da sede do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, enviado ao município de Mateiros e região para dar apoio durante o período do feriado na recepção aos turistas nos atrativos do interior da UC - Unidade de Conservação.

O trabalho tem como foco a sensibilização dos turistas e aventureiros quanto à preservação e conservação do Parque e seus atrativos para que não sejam danificados, depredados ou transformados em depósitos de lixo durante o carnaval, período em que o número de visitantes esperados é de aproximadamente três mil turistas.

Para executar as atividades, os técnicos dividiram-se em dois grupos de apoio, sendo que o primeiro ficou concentrado na Base Operacional das Dunas, e outro percorreu os atrativos localizados em direção ao município de São Felix, tais como os fervedouros, cachoeiras e campings.

Durante todo o sábado, 09, o atrativo mais movimentado foi as dunas, por ser a primeira parada de quem vem ao PEJ pelo município de Ponte Alta. Caminho percorrido pelos ciclistas do projeto 400km do Jalapão - Expedição Cicloturística 2013.

Um dos idealizadores da expedição, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, ao conversar com o coordenador das Unidades de Conservação do Naturatins, Volnei Martinovski, explicou que para chegar ainda durante a tarde às dunas de um dos atrativos mais famosos, os ciclistas lutaram muito contra as adversidades das areias do Jalapão. Rodrigues destacou, ainda, que o desafio maior foi fazer com que todos chegassem até lá pedalando. "Por não se tratar de uma competição, e sim de um passeio cicloturistico, os participantes não têm o mesmo desempenho e condições físicas, mas estão em busca de superar o desconhecido", enfatizou.

Ainda nas dunas, o Naturatins passou a ser também um parceiro dos "bikers", e deu seu apoio para que os participantes, após a longa jornada, pudessem acampar em sua primeira noite no Jalapão, na própria sede do PEJ, para descansarem e verem o sol nascer nas areias vermelhas das famosas dunas jalapoeiras, e no cartão postal do Jalapão, que é a Serra do Espírito Santo.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/2/13/parque-do-jalapao-recebe-turistas-e-cicloturistas-durante-o-carnaval/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.