Parque do Pico da Neblina promove descarte de lixo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/09/2012
O Parque Nacional (Parna) do Pico da Neblina, no Amazonas, desenvolve, em parceria com a Terra Indígena Balaio, ações de educação ambiental sobre descarte do lixo. A atividade mais recente envolveu representantes da comunidade na coleta de resíduos oriundos de embalagens de produtos industriais e sucatas de antigos equipamentos. O material foi depositado no lixão próximo à cidade de São Gabriel da Cachoeira.

A ação é resultado de duas oficinas. A primeira, realizada em abril de 2011, na comunidade Yá Mirim, contou com a participação dos moradores, professores, representantes do Parna do Pico da Neblina, Funai, Exército e DSEI Rio Negro/Sesai. A segunda ocorreu em julho de 2012, na comunidade Balaio, e compareceram além dos moradores e professores, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo, DSEI Rio Negro/SESAI e Funai.

Essas primeiras oficinas tiveram dois momentos: palestra sobre os diferentes tipos de resíduos gerados e a prática de coletar o lixo. O objetivo da iniciativa foi chamar a atenção para o descarte do lixo visando conscientizar todos moradores para que não descartem o seu lixo no rio, na vegetação ou no solo, evitando a poluição e a contaminação ambiental e propiciando o bem-estar dos moradores e de todos os que utilizam o local.

Os moradores das comunidades também estão sendo sensibilizados para separar e coletar pilhas, produto muito utilizado no dia a dia, que estão sendo encaminhadas pelo Parque Nacional do Pico da Neblina para o posto de coleta localizado no Instituto Socioambiental através do Projeto Girassol e, posteriormente, encaminhadas para Manaus e entregue na Giro Ambiental.

Para dar continuidade as atividades de educação ambiental, no próximo dia 17 de outubro será realizada, em parceria com a Sematur e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Ação Social da Prefeitura, uma oficina de reciclagem com embalagens de garrafas PET para uma turma de alunos e professores da Escola do Balaio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3325-parque-do-pico-da-neblina-faz-descarte-de-lixo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.