Parque do Utinga estabelece gestão com moradores do entorno

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 03/02/2010
Líderes dos cinco bairros localizados no entorno do Parque Estadual do Utinga (Peut) serão convidados a participar da gestão do Peut com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). No próximo sábado, 7, a gerência do Parque fará o I Seminário de Lideranças Comunitárias, para sensibilizar e conscientizar os moradores da área no uso público do parque, que é a única unidade de conservação integral da região metropolitana de Belém.

O seminário intitulado "Parque Estadual do Utinga: construindo uma nova relação com a natureza", vai reunir cinquenta representantes dos bairros do Souza, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara e Águas Lindas, para dar esclarecimentos e promover debates sobre a nova relação dos moradores da área com o Parque.

De acordo com o Gerente do Peut, Maurício Pascoal, esse projeto de educação ambiental vai fazer com que os moradores, representantes de escolas, lideranças comunitárias, instituições governamentais e ONG´s tenham uma nova visão do parque e assumam a responsabilidade de co-gestores do Utinga. "Para muitos, o Parque é um grande quintal de suas casas, quando deveria ser parte da vida deles. Mas, temos certeza de que depois do seminário, esse quadro irá mudar", garante Pascoal.

A proposta da gerência do Peut é de promover outras reuniões com as lideranças comunitárias e moradores nos bairros durante o ano para garantir a continuidade do projeto iniciado neste mês.

Serviço

Data: 07/02/10 (Sábado)
Local: Centro de Visitantes do Parque do Utinga
Hora: 8h30
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.