Parque do Utinga tem conselho gestor

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br - 16/09/2009
Implementar as ações de acordo com as metas de criação do Parque Estadual do Utinga (PEUt), entre eles o de preservação dos Lagos Bolonha e Água Preta, mananciais que abastecem a Região Metropolitana de Belém. Este é o objetivo principal do conselho gestor consultivo do PEUt, que tomou posse no último dia 20 de agosto, no Centro de Visitação do Parque.

Os conselheiros já aprovaram o regimento interno e criaram quatro Grupos de Trabalho (GT) para garantir a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento do ecoturismo, da recreação e do lazer.

Cada Grupo de Trabalho está ligado a um exercício específico. Eles se dividem em manejo dos lagos, educação ambiental, regularização fundiária e uso público do PEUt.

O gerente do Parque, Maurício Pascoal, tem grandes expectativas em relação ao Conselho Gestor Consultivo do PEUt. "Vamos trabalhar para garantir a gestão compartilhada, que vise uma visitação pública mais eficiente no Parque", disse Maurício.

A formação do Conselho é de caráter paritário, composto por um total de 18 instituições públicas e privadas. Dentre elas: Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Fundação Curro Velho (FCV), Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua (Semma/Ananindeua), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade da Amazônia (Unama), Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa), as ongs Centro de Comunicação e Educação Popular (Cepepo), ARGONAUTAS, o Fórum dos Lagos e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A próxima reunião do Conselho será dia 27 de outubro, as 8h30, no Parque Estadual do Utinga.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.