Parque do Utinga tem novo Plano de Manejo aprovado

Agência Pará de Notícias - 16/04/2013
O secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), José Alberto da Silva Colares, aprovou o novo Plano de Manejo do Parque Estadual do Utinga (Peut). O documento, já publicado no Diário Oficial, estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação.

Segundo o gerente do Parque, Vítor Matos, o Plano de Manejo anterior foi elaborado em 1994 e já não se enquadrava à legislação ambiental vigente. "Por ser uma ferramenta essencial de planejamento e gestão, ele precisou passar por uma série de revisões e atualizações", explicou.

As alterações e revisões do plano foram elaboradas em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Desde 2006, o Imazon coopera com a Sema em um consórcio de instituições na elaboração de planos de manejo.O técnico Daniel Santos, do Imazon, contou que foram realizadas várias oficinas e reuniões entre conselheiros, comunidade e a equipe da Sema, para que chegassem à versão final do documento técnico. "O objetivo é fazer um bom planejamento diagnóstico da paisagem, meio físico, biológico e socioeconômico do parque", explicou. O planejamento de zoneamento e programas foram calculados para os próximos cinco anos.

A atualização e revisão atendem às exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC, Lei Federal no 9.985/2000), que prevê a atualização dos planos de manejo a cada cinco anos.

Criado pelo secreto estadual n" 1.552, de 3 de maio de 1993, o parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Inserido na Área de Proteção Ambiental Metropolitana de Belém, possui 1.390 hectares. Estão localizados, em sua área, os mananciais Bolonha e Água Preta, responsáveis por 70% do abastecimento de água de Belém e parte de Ananindeua. O novo plano irá assegurar a qualidade da água dos mananciais e proteger a vasta diversidade biológica do parque.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=121629
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.