Parque do Utinga tem programação ecológica para servidores

Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/ - 13/04/2013
Promover a integração entre os servidores de todos os setores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a partir de atividades ecológicas realizadas no Parque Estadual do Utinga (Peut) é o objetivo da programação intitulada "Um dia no Parque", neste sábado, 13. O evento, coordenado pela Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), do órgão ambiental estadual, busca apresentar o espaço aos funcionários que ainda não visitaram o Parque Estadual e garantir interação entre as pessoas com a natureza, proporcionar bem-estar, qualidade de vida e conscientização ambiental aos participantes. A concentração será na entrada do Parque, ao lado da Cosanpa, às 8h da manhã e a programação vai até as 12h.

O Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) vão monitorar as atividades, que foram sugeridas pelos próprios servidores do órgão, e estão sendo organizadas pelo gerente do Peut, Vitor Matos. Entre as atividades oferecidas estão rapel, trilha e caminhada ecológica, cujo destino é o Centro de Visitação do espaço.

Criado em outubro de 1993, o Parque Estadual do Utinga é um dos maiores parques em regiões metropolitanas do Brasil, com 1.340,10 hectares. Lugar de grande beleza natural, o Peut está ligado diretamente à preservação dos lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de água à população da Região Metropolitana de Belém, cerca de 1.408.847 pessoas, segundo o IBGE. O espaço é voltado à proteção de ecossistemas vegetais - espécies de terra firme e várzea - e da fauna da região e apresenta um reservatório com 62 espécies de mamíferos, 26 famílias com 112 espécies de aves, 65 espécies de répteis, e aproximadamente 49 espécies de anfíbios.



http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=4740
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.