Parque do Viruá em rede nacional

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br - 02/04/2010
As belezas naturais de Roraima estarão em destaque mais uma vez em rede nacional. Dessa vez, o Parque Nacional Viruá, localizado no município de Caracaraí, foi escolhido para as filmagens do quadro Selvagem ao Extremo, do programa Domingo Espetacular, da Rede Record. A apresentadora Manu Karsten passou 10 dias no local (23 a 31 de março) fazendo diversas matérias.

Manu veio a Roraima acompanhada apenas de um cinegrafista e adentrou no parque com o analista ambiental do Instituto Chico Mendes Antônio Lisboa, chefe do local. A equipe fez expedições pelos rios Branco, Anauá e Iruá, passeou pela Estrada Perdida e pelas serras do Viruá e Preto. "Eu estou encantada com o parque. Nós fomos muito felizes nas filmagens, pois conseguimos registrar animais difíceis de serem visualizados", diz a veterinária.

O quadro Selvagem ao Extremo tem como proposta levar ao público imagens dos animais em seu habitat natural. A apresentadora já percorreu alguns países do mundo buscando essas imagens. Antes de vir a Roraima, ela estava na Austrália. Ela atendeu a reportagem da Folha por telefone, do hotel em que estava hospedada antes de voltar para São Paulo. "Em apenas uma noite de filmagem, conseguimos ver quatro tipos diferentes de serpentes, que são animais bem ariscos", diz empolgada, elogiando a diversidade da fauna no Parque Vuruá.

A apresentadora ficou impressionada com os mais diferentes tipos de pássaros que se exibiam para as câmeras, como se soubessem que estavam sendo filmados. "Vi também muitos sapos, aranhas, queixada, um tipo diferente de tartaruga, chamado aqui de mata-matá, e ainda vimos dois grupos diferentes de macaco, que vinham muito perto da equipe, sem medo de nada", conta.

A equipe ainda não sabe ao certo quando o programa vai ao ar, mas a apresentadora prometeu avisar, para que os boa-vistenses possam conferir a matéria. O potencial para exploração do ecoturismo da região foi várias vezes reforçado pela apresentadora, que já avisou: pretende voltar.

PARQUE DO VIRUÁ - Criado em 1998, o Parque Viruá tem ao todo 227 mil hectares, localizado no centro-sul de Roraima, município de Caracaraí, no "portão de entrada" para a região do Baixo Rio Branco, segundo informações do analista ambiental e geógrafo Antonio Lisboa, do Instituto Chico Mendes, que responde pelo parque.
"O local tem enorme potencial para o turismo, pesquisa e educação ambiental, com facilidade de acesso por rodovia asfaltada (BR-174), na "rota do Caribe", estrategicamente localizado entre duas capitais", destaca Lisboa, explicando que Viruá fica a duas horas de Boa Vista e 10 horas de Manaus.

Suas paisagens formam um mosaico de campinaranas (tipo de vegetação que só ocorre nesta região do país, caracterizada por solos de areias muito brancas com rios de água preta), sendo também conhecido como o "Pantanal da Amazônia", até muito pouco tempo desconhecido.

Sua enorme biodiversidade inclui mais de 520 espécies de aves, 420 espécies de peixes, 111 de mamíferos e mais de 100 répteis e anfíbios num total de 1150 espécies animais registradas até agora, o que torna o Viruá um dos parques nacionais com maior biodiversidade do país.

Os estudos no Viruá começaram em 2006 e incluem hoje mais de 200 pesquisadores, sendo hoje o parque com maior número de pesquisas da Amazônia e um dos principais polos de pesquisa científica do país. Devido à grande diversidade de ambientes encontrados em uma pequena área (que podem variar de um campo de dunas a uma floresta de igapó), em um único dia, é possível observar mais de 200 espécies de aves.

Com a breve conclusão do Plano de Manejo, em 2010, o parque deverá ser aberto à visitação pública e os turistas poderão entrar em contato com uma enorme diversidade de espécies da fauna e flora amazônica. Entre os atrativos do parque estão os passeios de barco nos rios Branco, Anauá, Iruá e Baruana, a observação de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, caminhadas em mais de 80 km de trilhas de pesquisa e safáris fotográficos na "Estrada Perdida", uma estrada-parque de 40 km que corta a maior mancha de campinarana aberta do mundo.

CONTATO - É administrado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão público responsável pela gestão das unidades de conservação federais do Brasil (antes conhecidas como "reservas do Ibama"). No local, trabalha uma equipe de quatro analistas ambientais, 28 brigadistas e seis funcionários terceirizados, além do diretor. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (95) 3532 1462 ou pelo e-mail pnvirua@gmail.com.

http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=83405
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.