Parque Estadual do Cantão realiza cerimônia simbólica de quelônios

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 03/12/2012
Na última sexta-feira, 30, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins realizou a soltura anual dos filhotes de tartaruga da Amazônia e tracajás nascidos ao longo do Rio Araguaia, principal rio que banha o Parque Estadual do Cantão. A soltura simbólica, que comemora os trabalhos do Projeto Quelônios do Tocantins, aconteceu na sede do PEC, localizada no município de Caseara, a 260 km da Capital.

O projeto iniciou em 1995, quando uma equipe de fiscais ambientais percorria todos os dias, aproximadamente 20 quilômetros do rio Formoso no intuito de proteger 15 praias com potencial para desova dos quelônios. No PEC, o Projeto teve início em 2001 e realiza a "soltura" dos filhotes desde o ano de 2005 para marcar o período reprodutivo dos quelônios no interior do PEC, que ocorre julho a dezembro.

Ao prestigiar o evento, o vice-presidente do Instituto, Rômulo Mascarenhas, contou um pouco da historia do projeto e da soltura dos filhotes de tartaruga e tracajás. Na ocasião, destacou a importância do Projeto Quelônios na conservação e manejo das espécies ao longo da bacia do Rio Araguaia. "Neste ano nos tivemos um resultado bastante específico, pelo grande quantitativo esperado da soltura em 2012, o que também serve para prestar contas e exemplificar aos parceiros o que está sendo feito durante o projeto", disse.

Na atual gestão, o Projeto Quelônios vem passando por uma reestruturação em sua parte técnica através de uma parceria técnico científico com a UFT - Universidade Federal do Tocantins, no qual eles estarão responsáveis pelo estudo, contagem e monitoramento dos animais desde a desova, passando pela soltura e ate o acompanhamento dos indivíduos na fase adulta gerando com isso resultados concretos na sua execução.

Ao acompanhar a soltura, o coordenador do projeto e biólogo, Hilton Vasconcelos de Oliveira, explicou os detalhes referentes ao projeto para os presentes, onde demonstrou como é feito todo o trabalho de monitoramento dos animais, o controle das covas onde elas depositam seus ovos, o recolhimento dos filhotes assim que os ovos eclodem e ainda o acompanhamento dos primeiros 15 dias até serem soltos e assim aumentarem as chances de sobrevivência na natureza. O biólogo ainda pontuou os problemas enfrentados com a falta de parcerias e de recursos externos para manter um projeto deste porte por um período de cinco meses ao ano para sua realização.

Ainda no decorrer do evento, o gerente do parque e professor Marcos Leão fez uma breve palestra sobre a estrutura organizacional e atributivo do Parque Estadual do Cantão, e também fez um demonstrativo, juntamente com a técnica de recursos naturais e bióloga Ângela Barbosa, de toda a prestação de contas do Projeto Quelônios deste ano.

Durante a cerimônia foram ainda homenageados os técnicos do Naturatins que deram vida ao Projeto nos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Araguacema e Araguatins, os fiscais ambientais Idalto e Avolinto Spegiorin, e a bióloga Sílvia Setubal, e ainda o servidor e colaborador, Raimundo Canuto, que nos últimos anos se dedica ao projeto nessa UC.

Ainda no evento, enquanto os adultos assistiam a cerimônias, vídeos e palestras, a criançada das escolas estaduais do município de Caseara participavam de atividades recreativas organizadas pela equipe do Parque e da Coeda - Coordenação de Educação Ambiental, que além de entretenimento fomentaram a conscientização dos pequenos para a preservação das espécies ameaçadas na natureza.

O encerramento do evento foi marcado com a entrega das certidões de nascimentos para que cada criança, jovem e adulto que participaram do evento pudessem dar um nome aos pequenos filhotes antes devolver à natureza. A estudante Vanessa Soares ficou emocionada com sua primeira participação em um evento como esse e afirmou que será uma agente mirim de proteção aos quelônios, "De agora em diante eu vou ajudar na fiscalização para que os pescadores não peguem as tartarugas nos rios", defendeu.

"Esse é o tipo de resposta que a equipe da Coeda espera receber após todo o trabalho realizado, e que as pessoas adquiram a essa visão conservacionista", completou a Coordenadora de Educação Ambiental do Naturatins, Paula Montenegro.

O que é o Projeto Quelônios do Tocantins

O Projeto Quelônios do Tocantins é uma iniciativa do governo do Estado, coordenada pelo Naturatins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, que tem como objetivo desenvolver ações voltadas para a conservação e restabelecimento das populações de tartarugas-da-amazônia e tracajás, no Parque Estadual do Cantão.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2012/12/3/parque-estadual-do-cantao-realiza-cerimonia-simbolica-de-quelonios/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.