Parque Estadual do Jalapão faz aniversário e ganha comemoração visando educação ambiental

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 12/01/2010
Criado em de Janeiro de 2001 o PEJ - Parque Estadual do Jalapão comemora nesta terça-feira, 12, nove anos de criação e o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins junto com a comunidade e parceiros realizam um evento em comemoração a data com um culto ecumênico e apresentações artísticas. O evento está programado para ter início às 19h30, no CAT - Centro de Atendimento ao Turista, em Mateiros.

Esta é terceira vez que a equipe do PEJ realiza a comemoração que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as comunidades do entorno e as instituições parcerias sobre a importância de proteger e preservar toda região do Jalapão.

Para a bióloga Cassiana Moreira, que trabalha na Unidade de Conservação desde 2004, uma das principais contribuições na proteção do parque tem sido o apoio e o comprometimento da comunidade.

Devido a compromisso na sede, o presidente, Stalin Júnior, será representado pelo coordenador de Áreas Protegidas, Gilmar Cabral. "Mesmo não estando presente é uma satisfação observar a integração do Naturatins e a comunidade em prol da preservação e também da cultura local", afirmou Stalin.

O Parque está localizado em uma posição estratégica na região Leste do Estado e desde sua criação o Naturatins é o responsável por gerenciar e proteger uma área que abrange quase 150 mil hectares. Na região, a equipe do PEJ realiza educação ambiental com as comunidades, fiscaliza e monitora toda área, incluindo os atrativos turísticos.

A Unidade de Conservação possui uma rica e exuberante biodiversidade composta por vegetação predominantemente do cerrado e campos limpos com várias veredas. Dentre as suas características, a região é considerada uma das maiores atrações turísticas do Estado com inúmeros atrativos naturais como a Cachoeira da Formiga, Dunas e o Fervedouro.

Além disso, a região é conhecida pela produção de artesanato de capim dourado e a seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.