Parque estadual do RJ tem 80 hectares destruídos por incêndio

G1 - http://g1.globo.com - 03/09/2010
Cerca de 80 hectares de pastagens, florestas e campos rupestres foram destruídos por um incêndio no Parque Estadual dos Três Picos, na localidade conhecida como Buraco do Ouro, em Teresópolis, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O fogo foi combatido por cerca de 25 homens, entre guarda-parques, agentes do Instituto Estadual de Florestas (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), e bombeiros do município, que fizeram na quinta-feira (2) a operação de rescaldo nas áreas atingidas.

Segundo constatado pela administração do parque, o incêndio começou a partir de queimadas para limpeza de pasto promovidas por propriedades rurais situadas no entorno do parque no fim de semana e, devido às condições atmosféricas favoráveis, com tempo seco e baixa umidade, alastrou-se para os limites do parque. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, sobrevoou a área e dois helicópteros do Inea e do Corpo de Bombeiros auxiliaram no combate ao fogo.

Durante o fim de semana, outro incêndio devastou cerca de 20 hectares na região das Torres de Bonsucesso, provocado, segundo denúncias, por jovens da região que soltaram fogos no local no sábado (28) à noite.

De acordo com o Inea, em ambos os casos, haverá apuração de responsabilidades e os responsáveis podem ser multados e responder a processo por crime ambiental.

Incêndio em Petrópolis
Em Petrópolis, também Região Serrana do estado, na Reserva Biológica de Araras, focos de incêndio situados fora dos limites da unidade também se alastraram para o interior da unidade, destruindo cerca de dez hectares de vegetação. O incêndio na reserva está controlado, mas como existem outros focos no entorno, as brigadas de combate vão permanecer em alerta máximo.

O Inea informou que o Índice de Risco de Incêndios Florestais tem registrado variação do nível de alerta ao longo da semana entre alto e médio, o que mantém a prontidão das brigadas de prevenção e combate a incêndio. O índice é divulgado diariamente no site do Inea, com atualização diária a partir de 15 horas.

Os bombeiros registram até as 20h30 de quinta-feira (2) 100 focos de incêndio em todo o estado do Rio de Janeiro, segundo informou assessoria de imprensa da corporação.
Incêndio Grajaú-JacarepaguáFogo atinge vegetação no entorno da estrada Grajaú-Jacarepaguá nesta quinta (2) (Foto: Reprodução TV Globo)

Todos os atendimentos realizados nesta quinta-feira foram de focos de incêndio em vegetação, não atingindo construções nem deixando feridos, de acordo com os bombeiros.

Só em agosto deste ano, ainda segundo os bombeiros, foram registrados um total de 1.791 incêndios em vegetação, o que representa um aumento de mais de 100% no número de chamados em comparação ao mesmo período de 2009.

Ainda de acordo com a corporação, só nos dois primeiros dias do mês de setembro foram registrados cerca de 240 focos de incêndio em vegetação, muitos deles em virtude das altas temperaturas e o tempo seco em todo o estado.

Na tarde de quinta, bombeiros foram acionados para combater um incêndio que atingia uma vegetação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. Segundo a corporação, não há informações sobre feridos. O incêndio foi controlado.

Incêndio no Salgueiro
Outro incêndio atinge uma vegetação no Morro do Salgueiro, na Tijuca, também na Zona Norte. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, nenhum quartel foi acionado para a ocorrência, e também não há informações sobre feridos.

Temperatura quente e focos de incêndio
No final de agosto, por causa da temperatura quente no Rio de Janeiro, vários focos de incêndio foram combatidos por bombeiros em diferentes pontos da cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a combinação de calor e clima seco é comum o surgimento de focos de incêndio.

Rio registra 35,6 C
Nesta quinta, a temperatura chegou a 35,6 C. A máxima foi registrada em Santa Cruz, na Zona Oeste. Já a mínima, foi de 15,6o C na Vila Militar, em Deodoro, também na Zona Oeste.

Segundo o Inmet, a sexta-feira (3) também será de sol com névoa úmida ao amanhecer e a temperatura deve alcançar novamente os 35o C.


http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/09/parque-estadual-do-rj-tem-80-hectares-destruidos-por-incendio.html
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araras (REBIO)
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.