Parque Estadual Serra Ricardo Franco: uma UC ameaçada de extinção

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/ - 24/04/2017
O Parque Estadual Serra Ricardo Franco, no Mato Grosso, é uma importante área remanescente de conservação ambiental no estado, além de representar uma zona de transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Esta combinação que confere à região características únicas e alta relevância biológica, infelizmente, não são os motivos pelos quais o parque ganhou a atenção da mídia na última semana. Na noite do dia 19 de abril, quarta-feira, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação, um decreto de extinção da Unidade de Conservação.

O decreto coloca o parque estadual sob alerta. Para impedir que isso aconteça, a sociedade civil organizou uma petição direcionada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso com um apelo para que impeça a extinção da unidade. O movimento começou no dia 21 de abril e espera alcançar 100.000 assinaturas. Até esta publicação, a petição contava com mais de 1.200 assinaturas.

O Parque Estadual

Criado em 1997, o parque possui 158.620 hectares de extensão. Localizado ao longo da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, a unidade abriga cachoeiras, piscinas naturais, vales e uma vegetação rica em biodiversidade. Um destaque da unidade é a Cachoeira do Jatobá, a maior do Mato Grosso, com 248 metros de queda d'água. Por se tratar de uma zona de transição, o nível de endemismo é alto, com muitas espécies ainda provavelmente desconhecidas da ciência. O parque é o lar de espécies ameaçadas de extinção, como a lontra, o tamanduá-bandeira e a ariranha.

Mesmo com os seus 20 anos de vida, o parque ainda não possui Plano de Manejo e tampouco foi capaz de regularizar a situação fundiária do seu território, ocupado por fazendas particulares. Apesar de possuir grande potencial para o ecoturismo, a unidade falha em desenvolvê-lo e manejar a visitação. O uso público, além de uma das finalidades da categoria parque dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é também uma ferramenta para consolidação do território como área protegida e de alto valor ambiental.

Assine a petição, ajude a divulgar essa causa e a preservar o Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Afinal, é preciso conhecer para conservar!



http://www.wikiparques.org/parque-estadual-serra-ricardo-franco-uma-uc-ameacada-de-extincao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.