PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA DO AMAZONAS ESTÁ NA MOSTRA DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SDS/AM - www.sds.am.gov.br - 21/09/2009
O Governo do Amazonas também se destaca na Mostra de trabalhos técnicos do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Curitiba (PR). O Centro Estadual de Unidades de Conservação, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), apresenta o projeto de pesquisa "Implantação do sistema de trilhas do Parque Estadual Sumaúma", que tem por finalidade informar e educar a sociedade acerca da importância do manejo em sistema de trilhas em Unidades de Conservação (UC).

O coordenador do Ceuc, Domingos Macedo, explica que o projeto valoriza o grande potencial da Unidade para atividades de cunho educativo e ambiental, podendo ser um elo entre a sociedade e a conservação da natureza.

Para assegurar a implantação do sistema de trilhas, levou-se em consideração o elevado potencial do Parque, que inclui oportunidades de interpretação da natureza, aspectos cênicos e paisagísticos, características naturais (igarapés), acessibilidade plena, apoio a atividades de manejo e, principalmente, integração com sistema de trilhas já existentes, que era utilizado para atividades de extrativismo e de caça predatória antes da implementação da Unidade.

O projeto estará em exposição no Centro de Convenções do Expo Unimed Curitiba, nos dias 21, 22 e 23, das 13h30 às 14h30.

Parque Estadual Sumaúma

O Parque Sumaúma foi criado em 05 de setembro de 2003 e possui seus limites dentro do Bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus (AM), com uma área de 51 hectares. É a única Unidade de Conservação do Estado do Amazonas inserida na área urbana de Manaus, tem por missão proteger os remanescentes de floresta da cidade de Manaus, garantindo a conservação de suas nascentes, corpos hídricos, fauna, flora, solo e qualidade do ar, proporcionando condições para refúgio da fauna silvestre em área urbana. Além de permitir o convívio dos seres humanos com a natureza, a melhoria da qualidade de vida, a sensibilização e a conscientização da população para a importância da floresta no contexto urbano, a geração de conhecimento e compor corredores ecológicos da cidade de Manaus.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.