Parque Marinho de Abrolhos comemora 26 anos com homenagens a líderes comunitários e eventos culturais

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/05/2009
Dentro das comemorações dos 26 anos do Parque Nacional (Parna) Marinho dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia, a direção da unidade, em parceria com o Município de Caravelas, que completa 256 anos de emancipação política, prestou homenagens aos líderes comunitários, mestres da cultura popular, pescadores, marisqueiras e educadores que contribuíram para o desenvolvimento cultural e social da região. Descoberta em 1503 por navegadores portugueses, Caravelas é uma cidade histórica, situada no extremo sul da Bahia, nas proximidades do complexo dos Abrolhos.

Foram entregues diplomas e medalhas aos 25 líderes comunitários que têm lutado nos últimos anos para manter viva a cultura popular, o nível educacional e as manifestações artísticas do município. Alguns bastante idosos, nunca haviam obtido um reconhecimento pelo trabalho realizado por décadas de forma totalmente voluntária. "Com este ato queremos valorizar as pessoas que tem lutado por anos pela cultura popular, pelo desenvolvimento social e educativo, pelas expressões folclóricas e pela forma de ser e de viver dos caravelenses", destacou o chefe substituto do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Joaquim Rocha dos Santos Neto.

A comemoração do 26o aniversário foi realizada no mês passado, no Centro de Visitantes do parque, localizada na Praia do Quitongo. Além das homenagens aos moradores ilustres, foi promovida exposição de esculturas de alunos do movimento cultural local Artemanha, de quadros de artistas locais e de fotos, intitulada Retratos de Caravelas - Memória e Identidade de uma Cidade Histórica. Cerca de 200 fotos e documentos antigos foram recolhidos entre diversas famílias da região e expostos no Centro de Visitantes, estabelecendo uma ponte para um tempo e um imaginário esquecido por muitos moradores.

O Parque promoveu ainda o Festival de Cinema do Cine Clube Caravelas, projetando pela primeira vez em vários distritos do município uma mostra dos filmes documentários e curtas-metragens que vêm sendo produzidos localmente desde 2006. Apoiou também a apresentação de grupos folclóricos e artísticos como Umbandaum e Nagôs, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Os eventos de comemoração do aniversário do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos abriram as portas do Centro de Visitantes à comunidade e deram início ao Programa de Educomunicação que está sendo retomado nos municípios do entorno do Parque a partir deste mês.

O Programa inclui a promoção de mídias populares, a educação de jovens em temas ambientais, a conscientização dos coletivos de pescadores e marisqueiros, a plantação de mudas de árvores nativas, entre outras atividades. A região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é considerada a de maior biodiversidade do Atlântico Sul.

EXPOSIÇÃO - A exposição Fotográfica "Retratos de Caravelas - memória e identidade de uma cidade Histórica", promovida pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos revelou aos moradores da comunidade uma realidade em constante mutação. Ferroviários em frente à já destruída estrada de Ferro Bahía-Minas pareciam fazer eco à célebre canção "Ponta de Areia", do compositor Milton Nascimento. Imagens de grandes navios e aviões de várias partes do mundo evocaram épocas de grande atividade comercial, em uma cidade que hoje sofre a estagnação econômica e a dependência da cultura de eucalipto.

Retratos de grandes casarões e armazéns que até o final do século XIX estocavam café e espécies produzidas na região e que atualmente sofrem a decomposição e o abandono do poder público deram mostras de uma realidade mutante que há anos insiste em um ciclo de decadência econômica e cultural. Quadro que o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos tem tentado modificar através das políticas de apoio às comunidades de seu entorno.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.