Parque Nacional Campos Amazônicos (RO) capacita associações

Programa Arpa - http://programaarpa.gov.br - 28/10/2014
Entre os dias 9 e 10 de outubro, em Machadinho d'Oeste (RO), foi realizada mais uma oficina da série de capacitações que o Parque Nacional (Parna) dos Campos Amazônicos está oferecendo às associações que compõem seu Conselho Consultivo. As oficinas foram solicitadas pelos conselheiros no Plano de Ação que é elaborado anualmente.

As comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC) foram divididas em polos e em todos eles são oferecidas rodadas de oficinas com os temas Motivação ao Associativismo, Elaboração de projetos e Gestão administrativa e financeira de projetos. A partir da capacitação, políticas públicas e editais de financiamentos abertos são apresentados aos participantes.

Aline Polli, chefe substituta da UC, explica que, com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), "a gestão do Parque vem trabalhando a relação de afetividade das pessoas com relação ao Parque Nacional, para trazer a comunidade de fato para a gestão, apresentando o lema Nosso Parque Nossa gente". Muitas das associações que compõem o Conselho estão em situação irregular e não têm clareza do funcionamento e objetivos de estarem organizadas em associações ou cooperativas.

Como várias comunidades possuem apenas uma única associação, a extinção delas ocasionaria a falta de representatividade de algumas comunidades consideradas estratégicas para a gestão da UC. Algumas dessas áreas não possuem representação governamental e o conselho do Parque é muitas vezes a única instância que proporciona a elas maior contato e possibilidade de articulação com outras instituições públicas.

"Entendemos que só teremos um Conselho atuante e um Parque Nacional protegido e bem relacionado quando a UC não for apenas um transtorno ou uma ilha. A Unidade deve conseguir contribuir com o fortalecimento das
bases comunitárias, mostrar alternativas de renda e capacitar os moradores, em uma região tão distante de tudo. O que conseguimos fazer ainda é pouco, com dificuldades nas questões administrativas, mas estamos gradativamente nos aproximando, ajudando e mostrando que nos preocupamos com as pessoas do nosso entorno", destacou Aline.



http://programaarpa.gov.br/noticias/parque-nacional-campos-amazonicos-ro-capacita-associacoes/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.