Parque nacional concentra sítios arqueológicos

Folha de S. Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/ - 18/04/2013
A Toca da Tira Peia fica no Parque Nacional Serra da Capivara, sudeste do Piauí, a 517 km de Teresina.

Criado em 1979, possui a maior concentração de sítios arqueológicos hoje conhecida nas Américas, com mais de mil sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados.

É lá que fica o polêmico sítio Boqueirão da Pedra Furada. Escavações lideradas por Niède Guidon entre 1978 e 1988 encontraram vestígios de atividade humana de cerca de 50 mil anos nesse local.

Na época, as conclusões foram criticadas, pois as idades dos artefatos contrariavam as principais teorias de chegada do homem à América.

Argumentava-se que as fogueiras encontradas eram produto de processos naturais e não de atividade humana. Análises mais recentes reafirmaram as datações iniciais e o local é considerado por muitos a evidência mais antiga da ocupação da América.

Desde 1991, a Unesco considera o parque nacional como Patrimônio Cultural da Humanidade.



http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/04/1264492-parque-nacional-concentra-sitios-arqueologicos.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.