Parque Nacional da Canastra treina brigadistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/03/2017
Com a aproximação do período de seca na região da unidade de conservação, em Minas, gestores já adotam medidas preventivas contra incêndios florestais



O Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas, acaba de realizar curso de formação de brigadistas, última etapa para a contratação da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios da unidade de conservação. Ao todo 40 pessoas participaram do treinamento.

Com duração de 50 horas divididas entre atividades práticas e teóricas, o curso avaliou as condições física e psicológica dos candidatos, expondo-os a situações simuladas semelhantes às que irão encontrar durante a estação seca na região, quando qualquer pequeno foco pode se tornar um grande incêndio.

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi a primeira unidade de conservação federal a realizar o curso de formação em 2017, para viabilizar a contratação de brigadistas a partir do mês de abril, adiantando o que vem sendo realizado nos últimos anos.

Manejo integrado

A proposta, este ano, é aproveitar a transição da estação chuvosa para a estação seca e implementar o Manejo Integrado do Fogo na unidade de conservação (UC), concentrando-se em ações de manejo focadas na prevenção de incêndios.

Entre as ações, está prevista a confecção de aceiros negros (faixa de terra limpa para evitar a propagação do fogo) em áreas estratégicas, reduzindo, assim, a biomassa (resídios de vegetação) em locais críticos e protegendo áreas mais sensíveis como nascentes e campos cerrados.

Serão realizadas, também, queimadas prescritas e atividades de orientação de produtores no entorno imediato da unidade e áreas não regularizadas sobre procedimentos para realização de aceiros e queimadas controladas autorizadas.

Informações georreferenciadas

Para avaliar as áreas com maior risco de incêndios, a unidade dispõe de informações georreferenciadas reunidas pela Coordenação de Prevenção e Combate a Incêndios (Coin), da Coordenação Geral de Proteção (CGPro), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sobre o acúmulo de biomassa e de áreas atingidas por incêndios em 2016.

Todas essas ações têm como objetivo prevenir a ocorrência de grandes incêndios florestais, como os ocorridos no ano passado, quando aproximadamente 87.000 hectares, ou 44% da área da unidade de conservação, foram atingidos pelo fogo.

Além disso, há a intenção de estabelecer uma aproximação maior dos moradores locais com a gestão da unidade e ampliar a conscientização da comunidade do entorno quanto aos prejuízos causados pelos incêndios florestais.

Grupo de voluntários

Outra novidade deste ano é a participação de quatro pessoas que vão formar a Brigada Voluntária da Serra da Canastra, para atuar quando necessário nos combates aos incêndios dentro do Parque. A UC prevê vagas nesta modalidade em seu Programa de Voluntariado.

O Parque Nacional da Serra da Canastra situa-se no sudoeste de Minas Gerais, e foi criado pelo Decreto no 70.355, de 3 de abril de 1972. Com 200 mil hectares, possui um cenário de rara beleza, com predominância de campos de altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra. O Parque protege a nascente histórica do rio São Francisco, assim como a nascente do rio Araguari e afluentes do rio Grande (todos da bacia do Paraná).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8806-parque-nacional-da-canastra-treina-brigadistas
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.