Parque Nacional da Serra do Cipó é reaberto para visitação após incêndio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/09/2011
O fogo foi combatido no Parque Nacional da Serra do Cipó pela equipe formada por brigadistas do próprio Parque, do Parque Nacional do Itatiaia, da Flona de Passa Quatro, do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais e de voluntários. As ações de combate contaram também com a colaboração do Instituto Estadual de Florestas, do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo) e da comunidade local.

Com a segurança para os visitantes garantida, o parque reabriu normalmente na manhã desta terça-feira (06). O fogo dentro da Unidade de Conservação foi extinto, mas o trabalho de monitoramento continua por conta do risco de novos focos de incêndio.

As áreas atingidas somam 2.181 hectares, divididos nas seguintes áreas: Área 01 (Serra da Caetana, Capão dos Palmitos e Margem Esquerda do Ribeirão Mascates) - 1.938 ha; Área 02 (Margem Direita do Ribeirão Bocaina) - 70 ha; e Área 03 (Alto Palácio) - 173 ha.

Enquanto a brigada extinguia os incêndios na Bocaina e no Alto Palácio, o fogo na Serra da Lagoa Dourada, área da APA Morro da Pedreira, se propagou para dentro do Parque. As ações do Parque e da APA continuam se dando de forma integrada.

Participaram da operação 78 pessoas, sendo 69 no combate direto em campo. Foram utilizadas duas aeronaves com priorização do lançamento de água e deslocamento da equipe, pois os locais eram de difícil acesso. Além de 13 veículos, entre eles um Rodofogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e um Auto Bomba do Corpo de Bombeiros.

Monitoramento evita novas áreas queimadas
Após o combate da semana passada que extinguiu o fogo na Serra da Caetana, o Parque Nacional da Serra do Cipó contou com o apoio do Prevfogo Ibama no monitoramento de novos focos de incêndio, o que evitou que o fogo entrasse novamente para dentro da UC.

Na quinta-feira (1) vieram de Brasília mais 30 brigadistas e mais um veículo Rodofogo. Graças à persistência e capacidade de operacionalização os cinco novos focos de incêndio não atingiram novamente o Parque. As novas áreas afetadas na APA Morro da Pedreira foram: Buracão, Mãe D'água e pé da Serra da Caetana.

As equipes do Parque e da APA agradecem a todos que colaboraram e continuam colaborando com a proteção da área, inclusive os comerciantes e donos de pousadas que doaram alimentos e água.

Confira o mapa clicando aqui

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9280



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1756-combate-a-incendio-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo-leva-a-fechamento-temporario-da-visitacao
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  • UC Itatiaia
  • UC Passa Quatro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.