Parque Nacional das Araucárias realiza campanha para colheita consciente de pinhão

RBJ - http://www.rbj.com.br/ - 13/03/2015
Com a proximidade da época da colheita, o Parque Nacional das Araucárias, localizado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, oeste de Santa Catarina, enfrenta sérios problemas com a colheita precoce e sem controle por parte de comerciantes de pinhão. Para combater esse problema, o Instituto Espaço Silvestre, a Associação Viçosense de Observadores de Aves e Save Brasil estão realizando uma campanha para o estímulo da colheita consciente do pinhão.

No estado catarinense, a legislação permite a colheita, transporte e venda do fruto da araucária a partir de 1o de abril. Dessa forma, a campanha orienta a população para só compre pinhões maduros e durante o período permitido. Colher, transportar, comercializar, ter em depósito e expor à venda antecipadamente é crime ambiental.

A campanha lembra ainda que os animais e a própria floresta dependem do pinhão. Um exemplo é o papagaio do peito roxo, que se alimenta de folhas, frutas e flores, contribuindo inclusive para a dispersão das sementes, conservando a floresta.



http://www.rbj.com.br/geral/parque-nacional-das-araucarias-realiza-campanha-para-colheita-consciente-de-pinhao-4037.html
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.