Parque Nacional de Ilha Grande celebra 18 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/09/2015
Presidente do ICMBio participa de homenagem no Paraná


O Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, celebra nesta quarta-feira (30) 18 anos de criação, mas as comemorações começaram ontem (terça, 29) mesmo, com a homenagem feita pela Assembleia Legislativa paranaense, por iniciativa do deputado estadual Claudio Palozi (PSC-PR).

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti, que se encontra em Curitiba (PR) dirigindo workshop da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Ricardo Soavinski, e gestores do parque participaram do evento.

"Conservar a natureza é muito importante e o parque é um orgulho do nosso estado. Queremos desenvolver o turismo na região e o parque é um atrativo especial", afirmou o deputado Palozi.

O presidente do ICMBio disse que o parque é um exemplo que deveria ser seguido em todo o País. "Ele nasce a partir de uma demanda da sociedade, que até hoje participa da gestão", destacou Maretti, ao concluir: "O mundo precisa da conservação da natureza para o desenvolvimento e para a qualidade de vida".

Já o chefe da unidade de conservação, Romano Pulzatto Neto, destacou a colaboração da comunidade na administração do parque. "Temos uma situação tranquila. A participação da sociedade é positiva e ajuda muito a gestão do parque".

Por fim, o secretário de Meio Ambiente do Paraná, Ricardo Soavinski, lembrou que o parque foi fundado em uma época que era muito difícil criar unidades de conservação no Brasil. "A proposta foi assinada por um grande número de prefeitos e contava com o apoio da população da região. Todos entendiam a importância de conservar aquela área, já que haviam perdido as Sete Quedas, alagadas pelo lago de Itaipu, alguns anos antes. A criação foi muito comemorada", disse ele.

O parque

O parque fica na bacia do Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, e abriga o arquipélago fluvial de Ilha Grande. Com 78.875 hectares, abrange os municípios de Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no Paraná, e Mundo Novo, Eldorado, Itaquirai e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. A proteção da região está ligada à longa luta pela preservação de áreas de várzeas do Rio Paraná, afetadas pelo lago de Itaipu que acabou com as Sete Quedas.

A unidade de conservação (UC) gerida pelo ICMBio possui complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. A sua criação, em 1997, surgiu a partir de um projeto do Instituto Ambiental do Paraná, desenvolvido pelo Ibama e pelos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).

A região protegida pelo parque é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos, repletos de informações importantes para a compreensão da ocupação humana no sul do continente americano, incluindo as áreas dos índios Xetá e cidades jesuíticas (índios Guarani). O nome da unidade é uma referência ao mais significativo acidente geográfico da região, no caso a Ilha Grande ou Ilha Sete Quedas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7042-parque-nacional-de-ilha-grande-celebra-18-anos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.