Parque Nacional de Ilha Grande inicia sinalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/05/2015
Parque tem em sua configuração um arquipélago com mais de 180 ilhas


Com objetivo de atender uma das principais metas da gestão em 2015, o Parque Nacional de Ilha Grande - Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Paraná - iniciou no fim deste último mês de maio a instalação de placas de identificação das ilhas que compõem a unidade de conservação (UC). A sinalização está ocorrendo em parceria com os municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul que compõem a unidade de conservação.

Os municípios recebem ICMS Ecológico como compensação pela área territorial preservada e em contrapartida ao recebimento do recurso promovem ações de gestão como, por exemplo, a identificação dos limites da unidade de conservação (UC). O primeiro município a instalar as placas foi São Jorge do Patrocínio - PR. Além das ilhas, também serão instaladas placas na várzea continental do Paraná.

Segundo o chefe da UC, a sinalização do Parque Nacional é importante tendo em vista a complexidade de sua configuração espacial. "É um arquipélago com mais de 180 ilhas e o rio Paraná onde ele está localizado, não é parque. Além do arquipélago, está inserido no parque uma extensa área de várzea continental o que pode confundir a comunidade local e favorecer a invasão e o uso indiscriminado das áreas protegidas" explicou.

Mais informações sobre visitação no Parque Nacional de Ilha Grande.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6827-parque-nacional-de-ilha-grande-inicia-sinalizacao.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.